Conexões à internet chegam 137 milhões em janeiro


Subiu para 137 milhões, em janeiro, o número de acessos em banda larga no Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Os dados mostram um crescimento de 56% frente a janeiro de 2013. Segundo a entidade, nos últimos doze meses, 49 milhões de novos acessos foram ativados, num ritmo de ativação de 1,6 nova conexão por segundo.

A banda larga móvel, pelas redes de 3G e 4G, liderou a expansão dos acessos à internet, chegando em janeiro a 114,6 milhões de conexões, com 69% de crescimento em relação a janeiro de 2013. Na banda larga móvel, 99,2 milhões são de conexões de celulares, incluindo os smartphones, e 15,4 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, que cresceu 6%, com a ativação de 170 novos municípios nos últimos doze meses. Ao todo, as redes de terceira geração estão instaladas em 3.499 municípios, onde moram 90% dos brasileiros. A tecnologia de quarta geração, que permite velocidade de conexão à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já conta com 1,6 milhão de acessos. O 4G já chega a 98 cidades, que concentram 36% da população brasileira.

Na banda larga fixa, os acessos somaram 22,4 milhões em janeiro. Desse total, 2,3 milhões de conexões foram ativadas nos últimos doze meses, com crescimento de 11% no período. A quantidade de acessos em banda larga fixa significa que 39% dos domicílios brasileiros urbanos têm internet de alta velocidade. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros.(Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Operadoras querem a faixa de 700 MHz, mas não agora, diz consultoria.
Próximos MWC: Estudo aponta que usuário de celular prefere "assistir" a vídeos com os ouvidos