Concorrência derruba lucro consolidado da Samsung em 20%


Como apontado por empresas de pesquisa de mercado ontem, e já antecipado pela própria Samsung semanas atrás, a companhia sentiu a perda de mercado para fabricantes de smartphones mais baratos. A coreana divulgou hojes seus resultados consolidados para o segundo trimestre e viu o lucro cair 20%, ficando em US$ 6,1 bilhões – ante US$ 7,52 bilhões obtidos entre abril e junho de 2013.

Foi a primeira queda nos lucros desde o tercerio trimestre de 2011, destaca o site Wall Street Journal. De acordo com a Samsung, a demanda por smartphones foi igual à do primeiro trimestre deste ano, enquanto a busca por tablets caiu ligeiramente. A empresa gastou mais com publicidade no período, mas teve de aministrar estoques cheios, especialmente na Europa.

A receita da divisão de TI e comunicacões móveis caiu na mesma proporção, 21%, em relação a um ano antes, faturando US$ 26,64 bilhões. O lucro da divisão, responsável pela fabricação dos smartphones, caiu 30% na comparação anual. Significa que, com este balanço, a venda de smartphones representou para a companhia 61% das receitas totais. No primeiro trimestre, representava 76%.

A empresa também afirma, no balanço, que embora as vendas nos EUA tenham sido boas, caíram na Europa e na China. Justificou o fato afirmando que o consumidor deixou de comprar à espera de aparelhos compatíveis com as redes 4G que estão surgindo nesses locais.

A receita total, consolidada, da empresa foi de aproximadamente US$ 50,7 bilhões, menor 8,9% em relação ao resultado do segundo trimestre de 2013.

Anterior Divisão de celulares da Sony registra prejuízo
Próximos Oracle compra TOA Technologies