Competição em banda larga está presente em 1.059 cidades



A oferta de banda larga por pelo menos duas operadoras já está presente em 1.059 cidades, que concentram 68% da população brasileira, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações). O levantamento ressalta que a concorrência é ainda maior em 386 dessas cidades, onde o consumidor pode contar com três ou mais prestadoras que oferecem o serviço.

Segundo a entidade, a competição no segmento de internet rápida no país avançou muito nos últimos dois anos com a oferta de banda larga móvel pela tecnologia 3G. “Atualmente, 1083 cidades já têm redes 3G operando e oferecendo serviços de conexão à internet em alta velocidade”, sustenta os dados divulgados pela Telebrasil.

A entidade frisa que o aumento da competição ocorre apesar dos obstáculos que se impõem à expansão do serviço, como a elevada carga tributária e entraves à liberação de novas freqüências. Segundo o levantamento da Telebrasil, os clientes de banda larga das operadoras já ultrapassam a casa de 30 milhões em todo o Brasil. Desse total de acessos, 12,3 milhões são de banda larga fixa e 17,7 milhões de banda larga móvel. Mas nos acessos móveis contados pela entidade, mais da metade é de aparelhos 3G que nem sempre garantem o acesso à rede.

Os dados divulgados hoje ainda informam a presença da iniciativa privada em 97 das 100 cidades listadas para atendimento prioritário pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). A entidade frisa que em 66 delas já há competição, com duas ou mais prestadoras ofertando banda larga.(Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Iniciativa privada depende de novas alavancas para acelerar banda larga
Próximos Em três anos, haverá mais smartphones do que computadores no mundo