Comissão Europeia ameaça fatiar o Google


OGB-INSIDER-BLOGS-GoogleLogox2-Animated

Margrethe Vestager, comissária europeia de competição, disse ao jornal britânico Telegraph que uma possível ordem para dividir os negócios do Google na Europa está em estudo. Ela foi responsável por impor ao gigante digital multa de mais de € 2,4 bilhões ano passado, em função de abuso de poder econômico na exibição de ofertas de lojas online.

O Google é usado em 92% das buscas digitais na Europa. Conforme o jornal, a comissária teria provas de que a empresa mantém praticas abusivas. Por isso, está considerando uma divisão dos negócios. Como seria feita essa divisão, ela não explicou.

“Se você se torna dominante, você recebe a responsabilidade de não destruir a já enfraquecida competição. Nós identificamos o domínio [do Google] em buscas e descobrimos que a empresa abusou disso para se promover e prejudicar os competidores”, teria dito Vestager.

Na última semana, a Comissão Europeia divulgou uma proposta para cobrar impostos das empresas digitais, não apenas do Google. A proposta prevê pagamento de 3% da receita no país onde o serviço é prestado. Outra proposta deve ser apresentada nas próximas semanas, obrigando e-commerces, lojas de aplicativos e buscadores a tornar suas ferramentas mais transparentes, explicando ao consumidor como funcionam e quais critérios usam para colocar resultados em primeiro nos rankings. (Com noticiário internacional)

Anterior Coimbra: Política pública de internet prioriza estados nordestinos
Próximos Ao incentivar infraestrutura, MCTIC espera ver preço da banda larga cair