Comissão aprova projeto que obriga TV a colocar legenda oculta


A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou proposta que obriga as emissoras de televisão a colocar legenda oculta (destinada a deficientes auditivos, também conhecida como closed caption) em sua programação. Segundo o Instituto Closed Caption do Brasil, a ampliação do uso da legenda oculta beneficiará diretamente 2,5 milhões de deficientes auditivos e ainda …

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou proposta que obriga as emissoras de televisão a colocar legenda oculta (destinada a deficientes auditivos, também conhecida como closed caption) em sua programação. Segundo o Instituto Closed Caption do Brasil, a ampliação do uso da legenda oculta beneficiará diretamente 2,5 milhões de deficientes auditivos e ainda grande parte da população idosa que apresenta algum grau de deficiência auditiva

Pela proposta, que segue para o plenário, a implantação da legenda oculta será feita gradativamente. No primeiro ano, serão legendados, no mínimo, 10% da programação diária, acrescentando-se 5% em cada ano subsequente, até abranger a totalidade da programação veiculada entre as 6 horas e as 22 horas.

A proposição também obriga os fabricantes de televisão a incluir circuitos de decodificação de legendas ocultas em todos os aparelhos com tela maior de 14 polegadas. Essa exigência deverá ser atendida no prazo de 18 meses após a publicação da lei.O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi o relator da matéria na comissão. Se o substitutivo for aprovado, a proposta volta para o Senado, por ter sido alterada. (Da redação,com Agência Câmara)

Anterior TVA quer crescer com novos canais HD e banda larga
Próximos Merry Lynch não aposta em aumento da competição no cabo