Com técnicos próprios, Oi ganha produtividade e qualidade na manutenção


redes network fibra optica backboneA incorporação de equipes técnicas, antes terceirizadas, permitiu um aumento da produtividade – de 4,5 para 6 atividades/dia com sucesso por técnico -, melhoria da qualidade dos serviços ao cliente e maior eficiência operacional. Esse é o balanço que José Claudio Moreira Gonçalves, o Naval, diretor de operações da Oi, faz da decisão da empresa, adotada em 2015, de trazer para dentro de casa as equipes técnicas dentro do Programa de Transformação da empresa.

Para incorporar as equipes, a Oi criou duas empresas de assistência técnica e manutenção. A Serede, que atende Rio de Janeiro, São Paulo e Sul do país, incorporou técnicos da Telemont e da RM, e a Conecta, que atende Norte e Nordeste, herdou técnicos da RM . O Centro-Oeste e Minas Gerais continuam a ser atendidos pela empresa Telemont. Se no passado 75% dos técnicos da Oi eram terceirizados, o percentual hoje é de 20%.

São 30 mil técnicos para atendimento aos serviços de clientes e outros 5 mil para a infraestrutura de rede. Afinal, a operadora está presente em 5.400 municípios e conta com um backbone de 345 mil quilômetros com capacidade de tráfego de 5,5 Terabits por segundo, equivalentes a 160 milhões de fotos por segundo. E tem que gerenciar e manter 240 mil equipamentos espalhados pela rede e na casa de clientes.

Para Naval, o resultado do trabalho já se reflete nos indicadores de qualidade da Oi, que apresentaram sensível melhora entre o primeiro trimestre de 2016 e o de 2017. Nesse período, o tempo médio de espera até a resolução de problemas caiu 44%; as reclamações contra a operadora no call center da Anatel caíram 28% na mesma comparação; as reclamações nos Procons diminuíram 13%. E a Oi reduziu em 56% as entradas de processos nos Juizados Especiais Cíveis.

“Isso é resultado de uma soma de iniciativas que passam também pela digitalização dos processos. Mas ter equipes próprias de assistência técnica foi importante”, disse Naval, em entrevista coletiva realizada hoje, 3, para lançamento do app Técnico Virtual. Ele lembrou que o conjunto de medidas adotadas permitiu uma economia operacional de R$ 250 milhões em 2016, que deverá se repetir este ano.

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11 Comments

  1. Iniciativa interessante da Oi.

  2. 3 de Maio de 2017

    Qual é o telefone da OI no RJ?

  3. Silvana
    3 de Maio de 2017

    Os serviços da oi eram péssimos , o que me fez trocar de operadora.
    Com essa iniciativa posso até pensar em voltar, pois era uma ótima operadora. lamentei ter que mudar!

  4. Leonardo Neto
    4 de Maio de 2017

    Os técnicos da Serede continuam com as negociatas, transferindo a infraestrutura de internet de um cliente para o outro, mediante suborno.

    Era vítima constante desses marginais!

  5. Gilmar Cipriano de Freitas
    4 de Maio de 2017

    A melhor decisão que a oi já tomou a te hoje na minha opinião esse negócio de terceirizados e uma furada funcionários deve ser só dá empresa pois fica mais fácil pra olhar de perto e vê quem é quem é vê quem trabalha direito pra não prejudica a empresa

  6. Silvia silva
    4 de Maio de 2017

    Oi empresa de pessoas incapacitados​instalaram um programa chamado click isso é uma merda não deixar ​os técnicos trabalhar.
    Antes um funcionário conseguia fechar de 8 a 12 notas por dia hoje pra ele fechar 5 notas ele tem que mágico

  7. 4 de Maio de 2017

    Fico muito feliz em fazer parte dessa companhia! Onde pude ajudar como técnico operacional por muito tempo. Hoje como coordenador operacional liderando equipes, entragando bons resultados na liga! sinto-me mas Feliz ainda! Encontro -me a disposição para ajudar no desenvolvimento de um crescimento cada dia melhor!

  8. 4 de Maio de 2017

    REALMENTE O SERVIÇOS TEM MELHORADO BEM, O ATENDIMENTO AOS CLIENTES TEM SIDO EFICIENTE, ESPERO QUE A OI CONTINUE MELHORANDO A CADA DIA É ISSO AI

  9. Solange Maria Taranto
    5 de Maio de 2017

    O meu telefone permanece constantemente sem condições de uso,os técnicos estão periodicamente consertando e não esta adiantando.Assim fica difícil permanecer sendo assinante dos serviços oferecidos por Vossas Senhorias.Tratem de solucionar o problema.(Penso que não dependa dos técnicos,e sim do material empregado).

    • 8 de Maio de 2017

      Prezada Solange,
      somos um portal jornalístico.
      Envie a sua solicitação à empresa com a qual contrata o serviço

  10. Tadeu Tomas
    8 de Maio de 2017

    A Oi naturalmente viu que terceirização não é a melhor opção (isso vale para todo provedor e operadora de telecom.), tanto em questão de qualidade quanto custos, mas ainda tem gente preocupada com a lei das terceirizações e tagarelando que será a volta da escravidão…

    Conhecimento de empresas e mercado desse pessoal é zero.