Com múltiplas telas, tecnologias precisam ser simples e intuitivas


Durante as Olimpíadas de Londres, a BBC transmitiu em quatro telas (TV, computador, tablet e celular), gerando um tráfego que excedeu a cobertura da Copa do Mundo de 2010. “Recebemos 12 milhões de pedidos de vídeos em dispositivos móveis, resultando num total de 111 milhões de pedidos de vídeos em todas as plataformas”, disse Fred Medina, diretor da BBC, em palestra no Next Summit, que se realiza no Rio de Janeiro.

A palestra de Medina, assim como a de outros especialistas, mostrou que a tecnologia para levar conteúdo para o usuário final em múltiplas telas está consolidada, porém, ao formatar o conteúdo, e escolher as tecnologias, as operadoras precisam levar em conta a experiência do usuário. “E, o usuário final quer uma interface intuitiva, quer interatividade”, comentou Piotr Konczak, da Cubiware, empresa polonesa do mercado de middleware.

Fréderic  Arquier, da francesa Visiware, defendeu que o usuário quer criar sua própria experiência e chamou a atenção de anunciantes para a mudança das propagandas. “Enquanto o anúncio está sendo exibido na TV, no horário nobre, o usuário final está vendo conteúdo em seu tablet e, provavelmente, assistindo a um outro anúncio”, exemplificou.

Já Sergio Silva, da Elemental, uma das empresas de tecnologia parceiras da BBC no projeto das Olimpíadas, acrescentou que todo mundo quer qualidade e que a operadora precisa balancear custo e qualidade. “A nuvem pode ajudar. O conteúdo necessário ao dia a dia fica em casa e o excesso pode ser armazenado na
nuvem”, sugeriu.

Participaram ainda do NexTV Summit: Tony Zare, da Evertz, que falou sobre a entrega de vídeo para varias telas; Bruno Bellantuono, da Conax, que focou sua apresentação em IPTV, OTT e multitela; e Arnault Lannuzel, diretor da Broadpeak, que falou sobre rede de distribuição de conteúdo (CDN). (Da redação)

Anterior Tellabs é comprada por Marlin Equity por US$ 891 milhões
Próximos Oi vai cobrar tarifa local em chamadas telefônicas de cidades de fronteira