Com mais 90 dias para negociar com empresas nos Estados Unidos, Huawei visita Bolsonaro em Brasília


O governo dos Estados Unidos anunciou hoje que estendeu por mais 90 dias a licença temporária que vai permitir à Huawei realizar negócios com empresas norte-americanas, o que deve beneficiar, principalmente, carriers que operam redes de telefonia em áreas rurais e remotas e usam equipamentos da gigante chinesa naquele país. Também hoje, em Brasília, o CEO da companhia, Wei Yao, foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Em maio, o governo Trump proibiu temporariamente a compra e venda de produtos da Huawei nos Estados Unidos mas deu a possibilidade para as empresas que quisessem uma isenção dessa medida emergencial se candidatarem à TGL (Temporary General License ) para darem prosseguimento a negociações. O prazo da segunda extensão da TGL se encerraria hoje, quando foi anunciada a terceira prorrogação.

Audiência n com YaoWei, CEO Huawei do Brasil. Foto: Marcos Corrêa/PR

“A extensão da TGL permitirá que as carriers continuem atendendo clientes em algumas das áreas mais remotas dos Estados Unidos que, de outra forma, seriam deixadas no escuro”, disse o Secretário de Comércio, Wilbur Ross, em comunicado à imprensa. Esta é a terceira extensão concedida pela administração.

No Brasil, o presidente Bolsonaro se encontrou há alguns dias com o líder chinês, Xi Jinping, que esteve no país para a reunião dos Brics. Na ocasião, a China anunciou que colocaria à disposição do país investimentos de mais de R$ 100 bilhões de pelo menos cinco fundos estatais para financiamento, sobretudo, de projetos de infraestrutura.

Após o encontro de hoje do CEO da Huawei Wei Yao com Bolsonaro, a fabricante divulgou um comunicado dizendo que a empresa já lidera a corrida 5G no mundo e aposta que essa liderança se repetirá no Brasil. Ela também ressaltou que se trata da única fornecedora que tem solução para integrar estações base 5G com tecnologia de micro-ondas, dispensando a necessidade de conexões de fibra óptica. “Esta é uma solução de grande vantagem econômica”, diz o comunicado.

Anterior Globoplay dá desconto de 25% para assinatura anual de seu streaming
Próximos Veja aqui as 100 startups selecionadas pelo Conecta Startup Brasil

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *