Colab recebe aporte de R$ 3,5 milhões


A rede social colaborativa Colab.re recebeu um aporte de R$ 3,5 milhões da A5 Internet Investments, fundo de capital voltado a negócios digitais. O aplicativo Colab funciona como um canal de comunicação entre cidadãos e prefeituras, visando a solução problemas urbanos. De acordo com Bruno Aracaty, um dos fundadores da rede social, o aplicativo já está em uso em mais de 300 cidades brasileiras e, com o aporte, os sócios planejam a expansão para outras cidades, além da aquisição de novas tecnologias para melhorar a usabilidade da ferramenta.

A maior parte dos usuários são os cidadãos, que conseguem enviar suas demandas – questões relacionadas à fiscalização, propostas de novos projetos e avaliação de serviços públicos, como iluminação pública, trânsito, educação, entre outros – para os órgãos públicos independente de a prefeitura usar ou não o aplicativo, destaca Aracaty. A plataforma está disponível na web (www.colab.re) e em aplicativos iOS ou Android.

Por ser uma inovação, em seu início a rede social passou por um processo de concepção e provação de usabilidade. Após a entrada de usuários, a plataforma lidou com o desafio de aceitação e de adesão das prefeituras (a capital do Paraná, Curitiba, aderiu recentemente). A plataforma se baseia em três pilares:

Fiscalize – ferramenta que permite ao cidadão interagir com a cidade, apontando problemas rotineiros, como iluminação pública, calçadas, trânsito, defesa do consumidor, entre outros.

Proponha – espaço pelo qual os usuários colocam suas ideias/projetos em debate com os demais participantes da rede e os municípios.

Avalie – espaço para avaliação de serviços, instituições e entidades ligadas ao poder público. (Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Oi trabalha em projeto de GPON e OTN Switch
Próximos Ancine prorroga prazo para receber projetos financiados pelo Fundo Setorial