Cobra digitaliza obra de Niemeyer


A Cobra, empresa de Tecnologia da Informação do Banco do Brasil, e a Fundação Oscar Niemeyer acabam de dar início aos serviços de digitalização que irão garantir a eternização e uma difusão internacional mais acessível e abrangente do acervo de Oscar Niemeyer, maior expoente da arquitetura brasileira de todos os tempos e um dos mais …

A Cobra, empresa de Tecnologia da Informação do Banco do Brasil, e a Fundação Oscar Niemeyer acabam de dar início aos serviços de digitalização que irão garantir a eternização e uma difusão internacional mais acessível e abrangente do acervo de Oscar Niemeyer, maior expoente da arquitetura brasileira de todos os tempos e um dos mais expressivos nomes do mundo nesta área.

O projeto, que resulta de uma parceria da Cobra com a Fundação Oscar Niemeyer, compreende também a implementação de um novo portal com as obras do Arquiteto. Sob os cuidados da Fundação, a Cobra irá mobilizar a mais avançada tecnologia em digitalização de documentos com alta qualidade para verter os trabalhos do artista para mídias magnéticas. O trabalho inclui ainda a sistematização (identificação, organização, catalogação e acondicionamento) dos documentos do acervo que será desenvolvido pela Fundação.

Através do Portal Niemeyer, também em desenvolvimento pela Cobra Tecnologia, estudantes, admiradores e cidadãos de qualquer parte do mundo poderão ter acesso a trabalhos que hoje só podem ser vistos em visita à Fundação.
Segundo José Aparecido de Oliveira, Presidente da Fundação Niemeyer, esta conversão eletrônica dos documentos tradicionais dará melhores condições de preservação das obras originais – mantendo-as livre de manipulações para efeito de estudos. “Além disto, a digitalização torna altamente simples o acesso e a reprodução em massa dos trabalhos, um ponto fundamental para a democratização deste conhecimento”, afirma Oliveira.

Ainda de acordo com Oliveira, este projeto vai permitir à Fundação um atendimento mais rápido e eficiente a estudantes e pesquisadores de todo mundo que diariamente entram em contato com a Fundação buscando informações sobre os projetos de Oscar Niemeyer. Além disso, a digitalização vai complementar o catálogo que a Fundação vem desenvolvendo com as informações sobre os projetos do arquiteto.

Fonte: assessoria de imprensa, Cobra

Anterior PandaLabs detecta 10 mil pragas virtuais em 2005
Próximos Telemar adota sistema Transact