CNH Digital é alvo de fraudadores


Ao menos 17 mil pessoas já baixaram e instalaram versões fraudulentas do aplicativo CNH Digital. A estatística é da empresa de segurança Kaspersky. Segundo ela, os criminosos digitais publicaram vários aplicativos que simulam a CNH na Google Play Store, induzindo usuários a baixá-los. A empresa achou, ainda, apps maliciosos que fingem ser de pagamento do IPVA.

Ao todo, a Kaspersky encontrou cinco variantes falsas utilizando ambos os nomes de CNH Digital ou IPVA na Play Store. Estes aplicativos estão na loja desde dezembro e foram publicados com o nome do “Ministério da Tecnologia”. Este ministério sequer existe e as CNHs são emitidas exclusivamente pelos Detrans de cada estado.

“Cibercriminosos brasileiros escolheram um tema de interesse público: a adoção da carteira de motorista digital para ganharem dinheiro de forma ilícita e distribuir aplicativos falsos e sem utilidade”, alerta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab. “Um adware consome banda de internet, bateria, além de dar para o dono da versão fraudulenta o direito de executar scripts no aparelho do usuário, que poderão inclusive minerar criptomoedas”, diz.

Uma vez instalados nos smartphones, os apps ativam um adware que exibirá propagandas de forma invasiva e sem a permissão do usuário. Neste caso, adware, discadores automáticos e outros são programas maliciosos que podem ser utilizados por invasores para danificar o dispositivo do usuário ou explorar dados pessoais, não tendo nenhuma utilidade prática.

Por isso, a Kaspersky Lab recomenda que os usuários sempre acessem o site oficial das empresas e busquem informações sobre a versão correta das plataformas de cada marca a ser baixada. No caso da CNH Digital, ele pode ser encontrado na PlayStore a partir do site do SERPRO. A CNH Digital oficial já tem mais de 1 milhão de usuários no país(Com assessoria de imprensa)

Anterior Fundo York agora é dono de 12% da Oi
Próximos Todos os impostos administrados pela Anatel param na Justiça, diz SindiTelebrasil