Claro tem internet móvel mais veloz. TIM, a menor latência


Relatório da consultoria Tutela aponta a Claro como operadora móvel com o acesso em banda larga móvel mais veloz, tanto no downloado, quanto no upload. A consultoria classificou a operadora como aquela que entrega serviços mais consistentes. A TIM mereceu o prêmio de operadora com menor latência nas conexões.

O levantamento aponta que os clientes TIM são os que mais acessam as edes 4G, comparado às demais operadoras. Mas os assinantes Claro trafegaram mais dados a cada conexão.

Embora o ranking aponte superioridade da Claro, a Tutela ressalta que a diferença na qualidade dos acessos entre as operadoras brasileiras é pequena. “Os resultados da Vivo foram semelhantes aos da Claro e da TIM na maioria das categorias, incluindo a consistência da qualidade em todo o Brasil”, afirma o relatório.

A exceção foi a Oi, cuja rede foi considerada inferior à das demais. “Embora os clientes 4G da Oi tenham uma experiência adequada, a qualidade de sua rede 3G, e menor utlização da rede 4G, a fez ficar em último lugar na maioria das categorias”, afirma a Tutela.

A classificação da consultoria considera que acessos com velocidade de 4 Mbps ou mais de download e latência menos que 50 ms são “excelentes”. A qualidade básica se dá com downloads de 512 Kbps ou mais e latência inferior a 100 ms.

A Tutela analisou dados de 403 bilhões de acessos móveis no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de março. Os dados foram obtidos de 3 mil aplicativos parceiros, que usam tecnologia da consultoria.

A análise identificou que 62,3% dos acessos da Claro mereceram o selo de qualidade excelente. No caso da TIM, 52,6%. Na Vivo foi 51,7%. E da Oi, 44,5%.

No quesito velocidade de download em redes combinadas (3G+4G), a Claro registrou médias de 10,17 Mbps. A Vivo, de 8,32 Mbps. A TIM, de 7,97 Mbps. E a Oi 6,65 Mbps. Em separado, as velocidades obtidas pela Tutela foram as que se vê no gráfico abaixo:

No quesito latência, a TIM oteve média de 35,9 ms. Quanto menor este número, mais rápida é a resposta que a rede oferece a uma requisição do usuário. A Claro veio em segundo, com 40,4 ms. Depois a Vivo, com 42,5 ms, e a Oi, com 51,7 ms. Novamente, estes dados se referem à média geral, com os acessos 3G e 4G misturados. Considerando-se apenas as redes 4G, a TIM permanece em primeiro lugar, seguida por Claro, Vivo e Oi.

O relatório indica ainda que o cliente da TIM é o que trafega mais dados em redes 4G. Segundo a consultoria, 67,8% do tráfego da operadora se dá através desse tipo de conexão. A Oi é a empresa em que o 4G gera menos tráfego: 43,7%.

Anterior Comba Telecom lança sistema de reconhecimento facial na AL
Próximos Grandes operadoras terão de baratear uso de dutos em 4.800 municípios