Claro tem banda larga móvel mais rápida. TIM tem a mais disponível, diz consultoria


A consultoria Opensignal divulgou hoje, 16, seu relatório trimestral sobre a situação das redes móveis no Brasil. O estudo mostra que houve aumento da disponibilidade das redes LTE (4G), graças à liberação do espectro de 700 MHz para as operadoras. E indica também qual operadora é melhor em diferentes métricas.

A operadora com maior velocidade de acesso à banda larga móvel, conforme dados coletados entre setembro e novembro de 2018, era a Claro. A tele marcou 55,7 pontos no índice “Video Experience”, que afere a qualidade do streaming de vídeo para dispositivos móveis. Foi seguida por TIM, Vivo e Oi (veja abaixo).

A nota mais alta à Claro nessa métrica se deveu principalmente ao desempenho em outras métricas: a de velocidade do acesso e latência. Em velocidade, a Claro atingiu, em média, marca de 18,8 Mbps em média no período analisado (setembro a novembro de 2018).

A operadora também teve o upload mais veloz, com 6,3 Mbps. A Vivo veio em seguida, com upload médio de 4 Mbps. A TIM apresentou 3,5 Mbps. E a Oi, de 2,8 Mbps.

Na latência, a Claro registrou 68 ms. Quanto menor este número, significa que mais rápido é o tempo de resposta da rede da companhia. A TIM veio em seguida. Vivo e Oi praticamente empataram (veja no gráfico abaixo).

Mas, em termos de cobertura, a TIM foi a campeã. A operadora tinha redes 4G disponíveis em 78,6% das vezes que o usuário se conectou. Índice superior ao de Vivo, Claro e Oi (abaixo).

Análise Regional

A Opensignal avaliou ainda a qualidade das redes móveis em 13 capitais. A análise regional vem em linha com a feita em âmbito nacional. Ou seja, na maioria dos casos a Claro se mostrou com o acesso mais rápido, enquanto a TIM demonstrou ter a mais ampla cobertura.

Há disputa, no entanto, na experiência de vídeo e na latência. A Claro teve melhor índice em Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e São Paulo. A TIM foi superior em Brasília e Rio de Janeiro. E houve empate entre ambas ou com a Telefônica nas demais cidades.

Anterior Cobertura saltou com ativação dos 700 MHz. Velocidade pouco mudou
Próximos Angola Cables inaugura Data Center neutro em Fortaleza (CE)