Claro prepara 4G com instalação de rede de acesso em IP


A Claro anunciou nesta segunda-feira (29) que está investindo na instalação de roteadores ligados por fibra ótica e pretende ter 100% de sua rede de acesso 3G em IP até o final do ano, visando aumentar sua capacidade para o lançamento da rede 4G.

“Estamos nos preparando para ter uma rede de acesso totalmente IP, com mais de 8.500 roteadores instalados, utilizando prioritariamente a fibra ótica como meio de transporte, totalizando mais de 89 mil quilômetros de fibra construídos”, disse o diretor de Plataformas e Rede da companhia, Márcio Nunes, segundo comunicado.

O aumento da demanda por capacidade sobre as redes de operadoras móveis se deve principalmente ao crescimento nas vendas smartphones e tablets. “No Brasil, o tráfego de dados móveis aumentará 39 vezes de 2010 a 2015”, disse Rodrigo Abreu, presidente da Cisco do Brasil, que fornece equipamentos de acesso IP à operadora. A Claro reiterou que pretende investir R$3,5 bilhões no país até o final de 2012.

De acordo com a empresa, atualmente, a tecnologia está presente em 73% de sua rede, ante 55% no mercado como um todo, segundo pesquisa da consultoria Heavy Reading. Segundo o comunicado, o acesso IP permite uma economia de 50% sobre custos operacionais. (Da redação)

Anterior Divisão de celulares da LG acumula cinco trimestres de prejuízo
Próximos Receita da Polycom tem alta de 24% no 2o tri