Claro e Embratel facilitam o acesso de startups ao Open Gateway

Programa lançado permite que empresas de menor porte utilizem o sistema de APIs de rede para desenvolver novos serviços e soluções digitais

(crédito: Pixabay)

Claro e Embratel anunciaram nesta terça-feira, 16, proposta para facilitar o acesso de startups às APIs (Application Programming Interfaces) que fazem parte do Open Gateway.

Batizado de Conexão Claro Open Gateway, o programa vai disponibilizar 1.000 acessos mensais para cada API, por um período de seis meses, por meio de adesão simplificada. A ideia é que as empresas inovadoras, nascentes, possam se beneficiar da ferramenta para o desenvolvimento de novos serviços e soluções digitais.

“Ao aproximarmos as startups da iniciativa, oferecendo condições para que possam criar dentro dos mesmos parâmetros que as grandes companhias estão utilizando, abrimos um grande leque de possibilidades para que seus produtos sejam alavancados e ganhem competitividade no mercado mundial”, explica Rodrigo Duclos, Chief Digital & Innovation Officer da Claro.

Por dentro do Open Gateway

Estrutura comum entre diversas operadoras, o Open Gateway transforma as redes de telecomunicações em plataformas padronizadas e abertas a desenvolvedores. Isso é possível graças às APIs que, de forma segura, atuam como portões (gateways) de acesso às funcionalidades das redes móveis das empresas.

Graças à padronização, torna-se possível criar aplicações e serviços que conversem entre si e sejam compatíveis com todos os dispositivos. Ou seja, podem alcançar todos os clientes, independentemente da operadora à qual esteja vinculado. Dessa forma, há a integração com as redes móveis disponíveis no Brasil, bem como com diversas outras em todo o mundo.

“A partir do Open Gateway, as redes das operadoras passam a funcionar como plataformas programáveis, fator fundamental para tornar os desenvolvimentos mais ágeis, mais simples e de maior qualidade, acelerando a transformação digital e contribuindo para a monetização de tecnologias como o 5G”, afirma o diretor de Novos Negócios da Claro, Carlos Araújo. “A ampliação do acesso ao programa contribui para o fortalecimento de todo o ecossistema, favorecendo os clientes, a sociedade e a economia”, completa.

APIs no Brasil

No país, o Open Gateway contempla atualmente três APIs: SIM SWAP e Number Verification, já em operação e disponíveis para testes, assim como para uso comercial. Já o Device Location está em fase de finalização, com lançamento previsto para maio. Interessados em participar do Conexão Claro Open Gateway for Startups devem fazer inscrição no site do programa. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10387