Claro anuncia 4G em três cidades


 

A Claro anunciou nesta quarta-feira (22) o lançamento das primeiras cidades com rede 4G. Buzios (RJ), Campos do Jordão (SP) e Paraty (RJ) contam com projetos de experimentação para os clientes da operadora. A Ericsson forneceu os equipamentos para as regiões e será fornecedora no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, mas a operadora negocia com outros quatro fornecedores contratos para as demais regiões do país. 

De acordo com o presidente da Claro, Carlos Zenteno, o anúncio é uma mostra dos esforços da companhia em adiantar o prazo de abril para operação de 4G nas cidades sede da Copa das Confederações. O lançamento da rede 4G foi feita diante da presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante evento da Qualcomm em São Paulo. 

O lançamento comercial das redes, no entanto, ainda depende da formalização da aquisição da frequência, que deve ocorrer em setembro, segundo estimativa do presidente.

Também em setembro a Motorola lançará no país o aparelho Razr HD, primeiro dispositivo a ser ofertado pela Claro a seus clientes. “O aparelho será lançado antes mesmo da rede 4G comercial”, afirmou Zenteno, que também apresentou o primeiro modem 4G a ser oferecido aos clientes, um dispositivo da Huawei.

A rede 4G nas três cidades opera na frequência de 2,5 Ghz e proporcionou velocidade de 30 Mbps, que podem chegar a até 100 Mbps. A Claro realizou testes de vídeo chamadas e aplicativos de streaming de vídeo em alta definição. “A experiência é muito superior”, comemorou Zenteno.

A previsão da Claro é levar 4G a todas as cidades com mais de 30 mil habitantes até 2017. A operadora não informa o valor a ser investido na instalação de infraestrutura de 4G. Até o final de 2012, a previsão é de aporte de R$ 3,5 bilhões na modernização da rede da empresa no país. Outros R$ 2,8 bilhões serão investidos até 2014, o que inclui também melhorias na central de atendimento. 

Anterior Anatel compra plataforma para avaliar qualidade das redes móveis
Próximos Banda larga fixa da TIM conquista 3 mil clientes