Citi planeja ecossistema para desenvolvimento de startups


O banco Citi vai tornar anual a competição Mobile Challenge e organizar edições em diferentes regiões mundo afora. A finalidade é criar um ecossistema de estímulo a startups com foco no aperfeiçoamento de tecnologias bancárias.Segundo Jorge Ruiz, diretor para banco digital e desenvolvimento do negócio na região, uma nova edição da competição será iniciada já em setembro, nos Estados Unidos, da qual brasileiros poderão participar. Ano que vem a disputa será inaugurada na Europa e na Ásia, além de acontecer uma repetição da versão latino-americana.

O executivo explica que o motivo para incentivar o desenvolvimento de tecnologias móveis no ambiente bancário se devem à demanda e oportunidades de negócio. “Hoje, 10% de todos os clientes Citi usam plataformas móveis de forma recorrente”, explica. Saindo dos aplicativos e entrando no atendimento web, por navegador instalado em tablet e computador, o número salta para 60% da base de clientes. O banco estuda, também, a criação de um fundo para participar das empresas que participam das competições. “Não há nada definido”, frisa Ruiz.

Fabio Fontainha, vice-presidente de negócios ao consumidor, explica a estratégia vai de encontro ao mercado premium, no qual o Citi quer crescer no Brasil. “Identificamos três principais tendências: a digitalização, globalização e urbanização dos negócios”, diz. Com isso, além do investimento e incentivo ao uso de smartphones, o Citi pretende inaugurar agências bancárias batizadas de smartbranches, onde tudo é digitalizado (sem papel) e clientes poderão contactar analistas especializados por videoconferência.

Mobile Challenge
Os quatro primeiros colocados do Mobile Challenge LatAm dividirão US$ 60 mil. A primeira edição da disputa, iniciada em junho, para desenvolvedores e empresas da América Latina, terminou este mês e elegeu vencedores em 11 categorias. A SACapp, programa que substitui a unidade de resposta audível (URA), criado pelos brasileiros Michele Labriola, Walid Karam e Hegner Lessa, não ficou entre os quatro primeiros, mas foi reconhecida como solução de atendimento ao cliente mais inovadora. O reconhecimento garante a implementação, pelo Citi, da solução. Embora a data para que isso ocorra ainda não esteja definida.

Michele Labriola, sócio-fundador da SACapp, explica que a solução é um módulo complementar ao aplicativo mobile da empresa contratante. No caso, por exemplo, o Citi. O módulo faz o app assumir o lugar a URA, apresentando o menu de opções que o cliente tem ao contactar o call center. “Não faz sentido a pessoa ligar do smartphone e ser atendido como antigamente, ouvindo opções de voz”, diz. O app guarda, ainda, o histórico de chamadas e protocolos, reconecta uma chamada em caso de queda, e faz autenticação segura, por certificado digital, do usuário no sistema. A ferramenta permite ainda agendamento de callback e comunicação por chat.

Segundo Labriola, essas características aumentam a retenção do autosserviço, diminui o tempo de atendimento, permite feedback instantâneo sobre o atendimento. “O sistema pode ser usado por bancos, mas também enxergamos oportunidade nas telcos e aéreas”, ressalta. Segundo ele, atualmente há no Brasil 234 mil posições de call center que poderão usar o sistema. A tecnologia transmite dados pela internet enquanto se executa a chamada por voz.

Por enquanto, a versão beta do SACapp foi criada para Android. Versões para iOS e Windows também devem ser desenvolvidas até a entrada em operação. No call center, é compatível com a plataforma da Avaya, mas testes já estão sendo feitas para Cisco, Genesis e Huawei.

Conheça os vencedores em todas as categorias:

Soluções móveis inovadoras
Melhor solução inovadora móvel global – Pidelo Rapido
Solução do programador individual mais inovadora – Fabian Andres Angeloni
Solução da Tecnologia Varejista mais inovadora – Tadevel
Solução Omnichannel mais inovadora – Planet Media
Solução de melhoria de produtos – G&L Group
Solução de atendimento ao cliente mais inovadora – SACapp

Soluções móveis B2B
Melhor solução B2B e de Inclusão Financeira Global – POS Movil
Solução de investimentos de impacto mais inovadora – ID Interactive
Solução de interação com o cliente mais inovadora – Juntos Finanzas Inc.
Solução para os negócios mais inovadora – Watto Apps, CA
Ferramenta de gestão financeira mais inovadora – Yodlee Inc.

 

 

 

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