Cisco terá dispositivos móveis com tecnologia WiMAX até final do ano


A Cisco e a Clearwire anunciaram nos Estados Unidos um acordo que deve resultar na entrada da Cisco no mercado de dispositivos móveis com a tecnologia WiMAX. A Clearwire selecionou a Cisco como fornecedora de uma rede NGN IP para cobrir todo os Estados Unidos, que dará suporte à infraestrutura WiMAX, com a qual a …

A Cisco e a Clearwire anunciaram nos Estados Unidos um acordo que deve resultar na entrada da Cisco no mercado de dispositivos móveis com a tecnologia WiMAX. A Clearwire selecionou a Cisco como fornecedora de uma rede NGN IP para cobrir todo os Estados Unidos, que dará suporte à infraestrutura WiMAX, com a qual a Clearwire vende o serviço final. Em contrapartida, a Cisco se comprometeu a desenvolver dispositivos móveis baseados na tecnologia, que atendam às necessidades de consumidores finais e dos mercados SoHO (small office home office) e de SMB (pequenas e médias empresas).

O acordo prevê que os primeiros dispositivos móveis sejam apresentados até o final deste ano. A ideia é que sejam terminais convergentes WiMAX/Wi-Fi e cheguem ao consumidor final com a marca Linksys, unidade da Cisco para a área de produtos de consumo.

Os planos da Clearwire são de levar o WiMAX móvel para mais de 80 cidades americanas até o final de 2010. A pouca disponibilidade de dispositivos móveis com a plataforma tem sido um limitador para a tecnologia. Por isso, o acordo com a Cisco pode significar um grande avanço para a operadora. Para a Cisco, o WiMAX pode contribuir para o crescimento do tráfego de dados nas redes móveis, o que impulsiona os negócios da empresa, que são baseados em redes IP. (Da redação, com agências internacionais)

Anterior Atos Origin adquire empresa na China
Próximos Nova plataforma do Terra TV oferece mais interatividade