Cisco anuncia aplicativos para a web corporativa


Após ter anunciado, no ano passado, sua entrada no mercado residencial, com aplicativos para o usuário final, a Cisco dá mais um passo para ampliar seu leque no mundo de comunicação e TI. Em comunicado feito globalmente hoje, a gigante norte-americana informou que passa a atuar em três novos mercados: e-mail, mensagens instantâneas e redes …

Após ter anunciado, no ano passado, sua entrada no mercado residencial, com aplicativos para o usuário final, a Cisco dá mais um passo para ampliar seu leque no mundo de comunicação e TI. Em comunicado feito globalmente hoje, a gigante norte-americana informou que passa a atuar em três novos mercados: e-mail, mensagens instantâneas e redes sociais, todos com foco em soluções para o mercado corporativo. Ao entrar nesses novos segmentos, vai concorrer diretamente com empresas do mercado de TI, como IBM e Microsoft que, em outras áreas de negócio, são também suas parceiras.

"São novas soluções para o mercado corporativo, mas pretendemos oferecer esses produtos também para as operadoras, num modelo de parceria, como já temos hoje com Embratel e Orange com soluções de comunicações unificadas, telefone IP e colaboração", comenta Fernando Lucato, gerente de negócios de comunicações unificadas da Cisco Brasil.

Ao anunciar a entrada da empresa no mercado de mensagens e redes sociais, o vice-presidente sênior da Cisco, Tony Bates, destacou que as empresas estão se tornando mais complexas, o que exige uma mudança na forma como operam, razão pela qual a Cisco aposta nas soluções de colaboração. A companhia anunciou também que está expandindo sua linha de produtos de telepresença. Os sistemas de telepresença, destacou Lucato, contam com uma inovação, a interoperabilidade com sistemas de videoconferência de outros fabricantes. "Além disso, outra novidade é que nossos sistemas permitem, agora, o que o mercado chama de business to business, ou seja, a telepresença com outra empresa, mesmo que as salas não estejam na mesma rede", explicou.

Novos produtos

O Cisco WebEx Mail é a solução de e-mail hospedado de classe corporativa da Cisco, com compatibilidade com o Microsoft Outlook. O Cisco WebEx Connect Instant Messaging é baseado no padrão aberto XMPP, que viabiliza integração de presença entre diferentes clientes e domínios de mensagem instantânea. Ambos estão disponíveis como soluções instaladas localmente ou hospedadas sob o modelo Software como Serviço (SaaS). As ferramentas são baseadas em uma arquitetura aberta e interoperável.

O terceiro produto, Cisco Enterprise Collaboration Platform, é um diretório corporativo aprimorado com funcionalidades de rede social que permite a usuários criar ambientes para comunidades e espaços de equipe "em movimento". "Trata-se de uma infraestrutura personalizável para a integração de aplicativos de negócio e conteúdo de Web 2.0, conectando pessoas, comunidades e informações para acelerar a tomada de decisões de negócio", informa Lucato.

Anterior Europa concorda em permitir corte da internet sem decisão judicial
Próximos D-Link contrata gerente de produtos