Ciena lança equipamentos para transição entre 4G e 5G


A Ciena lançou hoje, 15, novos equipamentos preparados para as futuras redes 5G. Os aparelhos, com foco em backhaul, foram criados para o período em que as redes futuras ainda vão coexistir com o 4G. A empresa afirma que o design das soluções é aberto e escalável, ou seja, é possível mesclar produtos de diferentes fabricantes em um mesmo sistema e expandir sua capacidade conforme preciso.

Especificamente da Ciena são as plataformas Converged Packet Optical (6500 e Waveserver) e Packet Networking (família 3900, família 5100, 8700 Packetwave). Os equipamentos têm maior capacidade e podem lidar com pacotes de fronthaul ou midhaul tanto na 4G, quanto na 5G. Também fazem o transporte IP e fatiamento da rede em diversas camadas (da 0 à 3).

Além dos equipamentos, a empresa aprimorou seus softwares de controle, gerenciamento e orquestração. Segundo a empresa, o 5G será 100 vezes mais rápido que o LTE, com 100 vezes mais dispositivos conectados, latência 10 vezes menor e volume de dados 1000 vezes maior. Vale lembrar, porém, que nem todos os padrõs da 5G (IMT-2020) estão definidos, o que só deve acontecer ao final de 2019.

As novidades serão demonstradas na Mobile World Congress, feira do setor de telecomunicações que acontece em Barcelona a partir do dia 26 de fevereiro.

Anterior Oi terá geração própria de energia solar em Minas Gerais
Próximos Mercados emergentes ganham destaque no impulso à inovação