Chips dão lucro, mas celulares geram perdas para Samsung no 1T17


shutterstock_ Sam72_tecnologia_chipset

A Samsung  informou  queda na receita e lucro de sua divisão de telefonia móvel  no primeiro trimestre de 2017, mas disse que as remessas melhoraram em relação ao trimestre anterior, graças a novos modelos  médios, como a série A de 2017. As receitas da divisão móvel caíram 15% ano-a-ano e 0,5%  em relação ao quarto trimestre de 2016, para KRW 23,50 trilhões, e o lucro operacional foi para KRW 2,07 trilhões, de KRW 3,89 trilhões há um ano.

Para o resto de 2017, a Samsung disse que espera uma substituição sólida de  smartphones mid-to-high-end, com aumento da concorrência  no segundo semestre, quando se espera os novos lançamentos da Apple.

Chips

O negócio de chips da Samsung foi o principal impulsionador do crescimento ano-a-ano de 46% no lucro líquido total durante o primeiro trimestre de KRW 7,68 trilhões (US $ 6,61 bilhões). No início de abril, a Samsung  previu um salto de quase 50% em seu lucro operacional no primeiro trimestre. A receita geral subiu 2% para KRW50,55 trilhões, com resultados mistos em suas três principais unidades de negócios.

Enquanto a receita de sua unidade de semicondutores aumentou 40%, para KRW15.66 trilhões, a receita de comunicações móveis caiu 17%,  para KRW22,47 trilhões. A empresa com sede na Coréia do Sul disse que os ganhos para a divisão de TI e comunicações móveis diminuíram devido a um declínio nos embarques do S7 e a preços mais baixos para a linha S7. O lucro operacional da divisão caiu 46%.

As vendas de aparelhos atingiram 93 milhões de unidades no primeiro trimestre, com os smartphones representando cerca de 85% do total. O preço de venda médio combinado (ASP) estava em cerca de US $ 170. (agências internacionais).

Anterior Provedores regionais mantêm liderança em adição de clientes na banda larga
Próximos Telefônica Brasil vai distribuir R$ 1,9 bilhão em dividendos