Chinaglia defende ampliação do debate sobre radiação de celular


O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT/SP) disse hoje pela manhã, durante a abertura do seminário “Efeitos da Radiação Eletromagnética sobre a Saúde e o Meio Ambiente”, que a Câmara  vai discutir o assunto de forma profunda e o tema proposto no encontro tornará a questão mais acessível aos membros do parlamento e, …

O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT/SP) disse hoje pela manhã, durante a abertura do seminário “Efeitos da Radiação Eletromagnética sobre a Saúde e o Meio Ambiente”, que a Câmara  vai discutir o assunto de forma profunda e o tema proposto no encontro tornará a questão mais acessível aos membros do parlamento e, em especial, aos deputados que compõem as comissões temáticas que, em última instância, serão os responsáveis pela regulação do problema. Chinaglia acrescentou que o evento vai ampliar as discussões no âmbito da sociedade e gerar subsidíos para a atuação parlamentar.

Segundo o deputado, aprovar uma legislação sobre o assunto não é uma tarefa trivial, porque isso requer fazer a defesa do meio ambiente, da saúde e dos direitos do cidadão, além de levar em conta a atividade econômica do setor. “Antes de tomar alguma decisão, cabe ao parlamento ouvir todos os segmentos interessados no assunto e conhecer as experiências internacionais”, frisou.

O diretor do departamento de Indústria e Tecnologia, do Ministério das Comunicações, Igor Freitas, também participou da abertura, representando o ministro Hélio Costa, e na oportunidade falou que desde 2004, o Ministério vem investindo em projetos de pesquisas sobre o impacto da radiação na saúde e no meio ambiente. Freitas salientou que esses projetos foram financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento das Telecomunicações (Funtel), e até agora já foram investidos R$ 12 milhões e, até meados do ano que vem, serão empregados mais R$ 16 milhões com estudos sobre o tema.

O seminário é promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), da Câmara dos Deputados e acontece durante toda esta quarta. Na parte da tarde, a Anatel participará do 3º painel, que abordará os efeitos da radiação eletromagnética em altas freqüências.

( Da Redação) 

Anterior Neovia aumenta participação na rede municipal sem fio
Próximos Telmex contrata Nortel para serviços multimídia