Chile lança a primeira rede LTE-Advanced em 700 MHz APT da América Latina


A operadora Entel, do Chile, anunciou nesta semana o lançamento comercial de sua rede LTE-Advanced (LTE-A) na Região Metropolitana do Chile utilizando a faixa de 700 MHz com canalização APT, também conhecida como Banda 28. Trata-se da primeira em utilizar a tecnologia LTE-Advanced sobre esta frequência em toda a América Latina. O Chile passa a ocupar a posição de quarto país das Américas a contar com LTE-A, depois dos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico, e o primeiro a fazê-lo através da Banda 28.

“A disponibilidade da LTE-A na rede chilena coloca o país na vanguarda de inovação tecnológica das telecomunicações na América Latina, o que permitirá a oferta de melhor conectividade para os seus habitantes”, diz José Otero, Diretor da 5G Americas para América Latina e Caribe.

LTE-A é a evolução do padrão de telecomunicações LTE. A tecnologia permite alcançar velocidades pico teóricas de até 1,2 Gbps na ligação descendente (downlink), e acima de 568 Mbps no uplink; além de fazer um uso mais eficiente do espectro radioelétrico. Graças à agregação de portadoras (carrier aggregation) a LTE-A permite às operadoras agregar diferentes blocos de espectro para oferecer maiores taxas de transferência, oferecendo assim maior flexibilidade para gerenciar um recurso limitado, como é o caso das frequências de espectro radioelétrico.

Anterior Segmento de ultraportáteis será o único do mercado de PCs a crescer em 2016
Próximos Teles farão videochamada para deficiente auditivo e divulgarão lista de celular acessível

1 Comment

  1. LEANDRO NOGUEIRA
    25 de Maio de 2016

    Aqui no Br só depois que desligar a TV analógica em UHF.

    Mas também, com essas franquias apertadíssimas não precisamos de mais que o 3G