Cetic.br é designado centro regional da Unesco


Com a assinatura de acordo com a Unesco, o Cetic.br, departamento do NIC.br criado para atender às demandas do CGI.br por informações sobre a internet no Brasil, passa a ser um centro de categoria II da Unesco. Com isso o país hospedará o primeiro centro de estudos da Unesco sobre a sociedade da informação.

A entidade da ONU reconhece a importância da criação de indicadores e estatísticas sobre as tecnologias da informação e comunicação (TICs) para o desenvolvimento da sociedade, atividade que é foco do Cetic.br. A cooperação visa utilizar o conhecimento do Cetic.br adquirido ao longo dos últimos seis anos como complemento à missão da Unesco em suas áreas de atuação.

“O centro funcionará nas instalações do NIC.br, que, além dos recursos humanos e financeiros, possui no Cetic.br processos e competências já estabelecidos. A cooperação está, portanto, relacionada principalmente à partilha e disseminação de conhecimento com o objetivo de desenvolver a sociedade da informação em países da América Latina e África lusófona”, relata Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

Na prática, a atuação do centro, que tem por missão “contribuir para a construção inclusiva de sociedades do conhecimento por meio de tecnologias de informação e comunicação”, se dará em quatro frentes: Capacitação, centro de conhecimento para sociedade da informação, laboratório de ideias e cultura e ética na internet.

Para Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, esse acordo é o “reconhecimento do avanço que o Brasil tem feito nos últimos anos no levantamento e utilização de indicadores relacionados à sociedade da informação”. Além disso, segundo ele, o trabalho desenvolvido pelo Cetic.br vem contribuindo na elaboração de políticas públicas desde a criação da entidade.

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Anterior Blue Coat nomeia um veterano do setor como presidente
Próximos Para Bernardo: aumenta o interesse pela faixa de 450 MHz.