CERT.br registra aumento de ataques à internet brasileira


O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil  (CERT.br), um dos serviços tornado disponível pelo Núcleo de Informação e Coordenação  do Ponto BR (NIC.br), divulgou que o número total de notificações no segundo trimestre de 2011 foi superior a 127 mil,  que corresponde a um aumento de 40% em relação ao trimestre anterior e de 287% em relação ao mesmo trimestre de 2010.

O Centro  tem registrado também, desde 2007, a tendência de crescimento no número de notificações sobre ataques a servidores web. Segundo a analista  de segurança do CERT.br, Cristine Hoepers, “o número de sítios e portais que utilizam sistemas web cada vez mais complexos, com de bancos de dados e linguagens de script,  tem aumentado nos últimos anos. Essas características, além de aumentar  a vulnerabilidade, tem feito com que os atacantes procurem mais esses tipos de serviços”.
 
As notificações relacionadas a tentativas de fraude, porém, apresentaram queda de 6% em  relação ao primeiro trimestre deste ano, mas aumentaram 21% em relação ao mesmo período de 2010. Houve também uma queda de 12% no número de notificações de páginas falsas de bancos e de sítios de comércio eletrônico (phishing clássico) em relação ao trimestre anterior, mas a categoria registrou aumento de 41% em relação ao segundo trimestre de 2010.  Observou-se que o número de notificações de phishing, que representa 47% das  notificações de tentativas de fraude, é semelhante ao número de notificações sobre cavalos de Tróia.

 

Para saber mais sobre o levantamento completo sobre segundo trimestre de 2011 realizado pelo CERT.br, clique aqui.  (Da Redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Anatel vai licitar quatro novas posições de satélites geoestacionários
Próximos Sky pode começar a vender banda larga em Brasília já em setembro