CERT.br dá dicas para transações bancárias online seguras


O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), apresenta o fascículo de sua Cartilha de Segurança dedicado aos cuidados com o Internet Banking. Objetivo é minimizar riscos como perdas financeiras, invasão de privacidade e violação de sigilo bancário para os usuários desse serviço.

Esse é o sexto fascículo do conjunto, ilustrado e disponível no formato PDF, publicado pelo CERT.br, sendo o terceiro neste ano. Para facilitar a compreensão e estimular a sua disseminação, o material é acompanhado por slides, licenciados sob Creative Commons (CC BY-NC-SA 3.0), e pode ser usado livremente.

O material orienta o usuário sobre os riscos de divulgar informações bancárias por e-mail ou telefone e reforça os cuidados com mensagens atribuídas a bancos e que podem conter códigos maliciosos ou induzir o usuário a acessar páginas falsas (phishing).

PUBLICIDADE

Além disso, o material procura oferecer dicas aos usuários de Internet Banking como: não acessar suas contas através de computadores e dispositivos móveis de terceiros, criar senhas bem elaboradas (de acordo com o Fascículo Senhas) e conferir periodicamente extratos bancários para verificar transações indevidas. O CERT.br destaca a necessidade de utilizar endereços confiáveis e conexões seguras (que tenham DNSSEC habilitado e com o endereço começando com https://), além de usar computadores e dispositivos móveis seguros com mecanismos de proteção instalados e atualizados.

Para saber mais sobre o fascículo Internet Banking, acesse: http://cartilha.cert.br/fasciculos/, e para ter acesso à Cartilha na íntegra, também disponível no formato ePub, visite http://cartilha.cert.br/.(Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Justiça manda que Google forneça à PF mensagens trocadas por réu investigado
Próximos Transmissão de vídeos na Copa das Confederações ocorre sem incidentes, diz Telebras.