PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Infraestrutura

IHS instala em Ouro Preto estações móveis camufladas no mobiliário urbano

Bancos de praça e floreiras com estações 5G em seu interior foram instalados em Ouro Preto pela IHS com supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico
Floreira com estação radiobase - Divulgação
Floreira com estação radiobase da IHS instalada em Ouro Preto (Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Ouro Preto está implantando uma série de soluções tecnológicas dedicadas a melhorar a conectividade em seus espaços urbanos sem interferir no patrimônio histórico. Desenvolvida e implantada pela IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers, operadora e desenvolvedoras de infraestrutura compartilhada de comunicações, a tecnologia de conectividade é camuflada em mobiliário urbano.

São elementos integrados às características urbanas, respeitando limitações dos ambientes locais, como bancos de praça e floreiras, que acomodam em seu interior a tecnologia de comunicação necessária, pronta para o 5G, a ser oferecido pelas operadoras. Soluções que são complementadas por postes de rua semelhantes a postes de iluminação, que guardam em seu próprio interior equipamentos e acessórios, gerando o mínimo de intervenção visual.

Por seu conjunto arquitetônico e urbanístico, a cidade de Ouro Preto foi declarada Monumento Nacional em 1933, tombada pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 e declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1980. Todas estas soluções de conectividade desenvolvidas pela IHS Brasil receberam aprovação do IPHAN, por serem minimamente invasivas e respeitarem o ambiente que as cerca.

“Ao mesmo tempo em que é reconhecida como um dos conjuntos arquitetônicos e históricos de maior valor para a humanidade, um dos principais destinos turísticos do Brasil, a cidade de Ouro Preto oferece a seus habitantes, visitantes e empresas o que há de mais avançado em tecnologia, provando que valorizar seu patrimônio e ser uma cidade inteligente são coisas que caminham juntas”, afirma Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto.

“Como uma das maiores desenvolvedoras de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo, a IHS tem sempre se dedicado a fornecer a operadoras e ISPs as melhores condições de operação, seja em ambientes de difícil acesso, seja, como no caso de Ouro Preto, em áreas com limites para a implantação de novas estruturas de telecom”, afirma Michel Levy, CEO da IHS Brasil. (Com assessoria de imprensa)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS