Celular já é responsável por 17% das transações do banco Itaú


As plataformas digitais somam 67% das transações do banco, que vê encolher a procura por serviços nas agências ou em caixas eletrônicos na mesma medida em que cresce o uso de aplicativos, sites e SMS.

shutterstock_ Spectral-Design _dinheiro_comercio_eletronicoDo total de transações realizadas pelos correntistas do Itaú, 17% são efetuadas via celular – ou 1,6 bilhão de transações no ano. O número foi divulgado hoje, 15, pelo banco. Pela internet acontecem 50% das operações.

Os números apresentados mostram uma mudança no comportamento do consumidor desde 2008. As pessoas saíra do caixa eletrônico e das agências físicas, adotando o ambiente digital.

Em 2008, 69% das transações do Itaú eram realizadas nas agências ou em caixas eletrônicos. Hoje, esse número é de 30%. Em 2008, 31% das operações aconteciam por meios digitais (app celular ou internet), e hoje, são 67%, conforme dados coletados no terceiro trimestre.

O Itaú afirma que no terceiro trimestre deste ano, em relação ao terceiro trimestre de 2014, o número de clientes digitais aumentou 18,3%. O banco destaca, ainda, que o uso do SMS também aumentou. Por mês, o Itaú envia 200 milhões de SMS com dados bancários, como confirmação de compras, consultas, recargas etc.

O Itau diz, em comunicado à imprensa, que a adesão às plataformas digitais tem resultado em aumento de eficiência: 90% dos contatos dos clientes via web ou celular são respondidos em menos de 30 minutos, 95% dos negócios podem ser formalizados sem o cliente se dirigir a uma agência, e 95% das demandas são resolvidas no ato. A empresa não diz a economia gerada. No terceiro trimestre, o banco apresentou lucro de R$ 9,3 bilhões, 55% maior que no terceiro trimestre de 2014. Em setembro, Fernando Chacon, CMO do banco, disse que 37% dos lucros eram provenientes das operações digitais. (Com assessoria de imprensa)

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