Celular da LG já permite interatividade com TV digital aberta


Dois anos após o lançamento no país dos primeiros celulares com o sistema de TV digital, finalmente a interatividade chega aos aparelhos. A LG anunciou hoje que o recurso que permite a interação entre os usuários e as emissoras de TV está disponível nos aparelhos GM600, que serão comercializados tanto no varejo quanto pelas operadoras …

Dois anos após o lançamento no país dos primeiros celulares com o sistema de TV digital, finalmente a interatividade chega aos aparelhos. A LG anunciou hoje que o recurso que permite a interação entre os usuários e as emissoras de TV está disponível nos aparelhos GM600, que serão comercializados tanto no varejo quanto pelas operadoras móveis, com preço em torno de R$ 700,00. "Há uma demanda no Brasil por TV aberta, que tem penetração em todas as classes sociais, por isso a LG desenvolveu um produto específico para o mercado brasileiro", afirmou Rodrigo Ayres, gerente de produtos da LG. Segundo ele, as barreiras iniciais que limitavam o uso do celular com TV digital, como os preços altos e a limitação de cobertura da TV digital, estão solucionadas.

No ano passado, a LG lançou dois aparelhos com o sistema de TV digital, mas o GM 600 é o primeiro com recurso de interatividade. A expectativa da fabricante é que ao final de 2010, cerca de 5% dos celulares vendidos no Brasil tenham a tecnologia da TV digital integrada (no final de 2009, esse percentual era de 1,5%). "Há demanda por conteúdo de TV aberta no celular, queda de preço dos aparelhos e eventos como a Copa do Mundo, que devem impulsionar as vendas desses aparelhos", acredita Ayres. Segundo ele, o fato de ser um conteúdo gratuito também deve contribuir para a demanda por esses aparelhos.

Aplicativo

A aplicação de interatividade segue o padrão Ginga e será transmitida pelas emissoras para os aparelhos, sem custos adicionais. O lançamento de hoje da LG foi feito em conjunto com a Rede Globo, que desenvolveu uma aplicação para os jogos da Copa, que permitirá à TV fazer uma enquete com o usuário, com o canal de retorno. "Este aplicativo será usado no Brasileirão e em outros campeonatos", informou Raimundo Barros, diretor de engenharia da TV Globo. Segundo ele, a expectativa da emissora é que na Copa do Mundo, em 2014, mais de 30 milhões de terminais usem o serviço da TV digital.

Tanto a TV Globo como a LG trabalham com outros parceiros para levar a interatividade da TV digital aberta para o celular. Do lado da LG, informou Ayres, a fabricante está conversando com outras emissoras que também terão seu conteúdo para os aparelhos. As operadoras não estão diretamente envolvida no modelo de negócios, neste momento. Ganham apenas no tráfego de dados, quando o usuário enviar um SMS para a emissora.

Aparelho

Com tela de 3 polegadas sensível ao toque, audio em alta qualidade e capacidade para gravar até 10 horas de conteúdo, o LG600 tem interface de fácil usabilidade e bateria com duração de até 4 horas quando o usuário estiver assistindo TV no celular. O aparelho funciona ainda com a tecnologia Edge e a LG acredita que até o final do ano será possível ter modelos compatíveis com a 3G. Os outros dois aparelhos com recepção de TV Digital (padrão 1Seg) vendidos pela LG no mercado brasileiro são o Scarlet 3G (na faixa de R$ 700 a R$ 800) e o GM630 (em torno de R$ 500).

Anterior TV paga por satélite fica com mais de 80% dos novos clientes
Próximos LG vende 150 mil smartphones para IBGE