Ceitec inaugura área de desenvolvimento de chips


O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, inaugurou hoje a área de desenvolvimento de chips Design Center, do Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada), em Porto Alegre, RS. Na cerimônia, da qual participou a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, também foi empossado na presidência da estatal o engenheiro Eduard Weichselbaumer. "Hoje, são …

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, inaugurou hoje a área de desenvolvimento de chips Design Center, do Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada), em Porto Alegre, RS. Na cerimônia, da qual participou a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, também foi empossado na presidência da estatal o engenheiro Eduard Weichselbaumer.

"Hoje, são 45 os engenheiros trabalhando, mas até o final do ano pretendemos ter 120 pessoas no setor. Nossos chips serão produzidos em nossa própria fábrica, ou com tecnologia ainda mais avançada de 90nm, 65nm, em fábricas de parceiros", disse Weichselbaumer. Segundo ele, a empresa foca três nichos do mercado mundial de semicondutores: RFID, Wirelles Communication e Digital Multimídia.

A Ceitec S/A foi criada por decreto e é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Já recebeu do governo federal mais de R$ 270 milhões em investimentos. Suas principais atividades são a produção e comercialização de semicondutores e sistemas de circuitos integrados, a transferência de tecnologias adquiridas ou desenvolvidas, a prestação de consultoria e assistência técnica e a elaboração de testes de lotes de circuitos integrados.

"Pela primeira vez, o Brasil terá uma fábrica de microeletrônica (chip). Isso tudo só foi possível porque investimos na formação de engenheiros de programa. No final do ano teremos o primeiro chip nacional, promete o ministro Sergio Rezende. (Da redação, com assessoria de imprensa do MCT)

Anterior J. Macêdo terceiriza gestão de rede com Dígitro
Próximos América Movil fecha lojas na Venezuela