CDG quer aparelhos multimodais para atender a demanda do CDMA 450


O grupo de desenvolvimento CDMA (CDG) anunciou que está crescendo a demanda por serviços de telefonia CDMA 2000 3G e de banda larga móvel, na frequência de 450 MHz, também conhecida como CDMA 450. O serviço já é ofertado por 105 operadoras para mais de 20 milhões de usuários. Para o CDG, a demanda exige …

O grupo de desenvolvimento CDMA (CDG) anunciou que está crescendo a demanda por serviços de telefonia CDMA 2000 3G e de banda larga móvel, na frequência de 450 MHz, também conhecida como CDMA 450. O serviço já é ofertado por 105 operadoras para mais de 20 milhões de usuários. Para o CDG, a demanda exige um foco maior em aparelhos multimodais e compatíveis com múltiplas bandas, visando maior suporte às comunicações em áreas rurais e urbanas, assim como para roaming internacional.

“Em todo o mundo, podemos ver novas oportunidades, onde o padrão CDMA 450 pode satisfazer a demanda por serviços de telefonia 3G e de banda larga móvel a preços acessíveis”, disse Perry LaForge, diretor executivo do grupo CDG. “Nosso foco agora é promover no mercado o lançamento de uma seleção mais ampla de aparelhos compatíveis com múltiplos modos e bandas, para que as operadoras possam alavancar a propagação das capacidades do padrão CDMA 450 em seus mercados rurais e urbanos, assim como capacitá-las para a prestação de serviços compatíveis com vários padrões e de serviços de roaming internacional”, explicou.

O CDMA 450 está em operação na Rússia, onde a Sky Link opera a maior rede 3G da federação, respondendo por 82% de todo o tráfego 3G e atendendo à sua base de assinantes que cresce 130% por ano. Em 17 países europeus, 21 operadoras utilizam o padrão CDMA 450, principalmente para a prestação de serviços 3G de banda larga móvel com tecnologia EV-DO. Há ainda redes CDMA 450 em 23 países da África e do Oriente Médio, assim como em 20 países asiáticos, sendo que muitos destes lançaram estes serviços comercialmente nos últimos dois anos e também estão testando a tecnologia EV-DO. Ainda segundo os dados do CDG, em julho, a Mobilink lança comercialmente no Chile os serviços CDMA 450. No Brasil, a Anatel lançou consulta pública propondo a destinação da faixa para telefonia rural. (Da redação)

PUBLICIDADE
Anterior 2S anuncia parceria com a Polycom
Próximos Terra realiza 2ª edição do Órbita