BVCi adia planos de expansão no interior de SP


Até cerca de 60 dias atrás, a BVCi tinha um projeto de expansão para cinco cidades do interior paulista. A operadora de TV por assinatura e banda larga, que opera há cinco anos em São João da Boa Vista, pretendia atuar em São José do Rio Pardo, Vargem Grande, Aguaí, Águas da Prata e Espírito …

Até cerca de 60 dias atrás, a BVCi tinha um projeto de expansão para cinco cidades do interior paulista. A operadora de TV por assinatura e banda larga, que opera há cinco anos em São João da Boa Vista, pretendia atuar em São José do Rio Pardo, Vargem Grande, Aguaí, Águas da Prata e Espírito Santo do Pinhal. Mas os planos, avaliados em US$ 2 milhões, foram engavetados. Segundo Alberto Umhof, diretor-presidente, o cenário de concorrência na região, com a entrada da Telefônica em parceria com a DTHi operando a preços 20% mais baixos, está desestabilizando o mercado.

O empresário afirma que se não houver uma medida para equilibrar os preços, a sua operação deve migrar para outro estado. "Devo canalizar os planos para outra localidade, como Minas Gerais, por exemplo", informa. Umhof teme que o avanço da Telefônica reduza a sua base de clientes. Hoje a operação da BVCi está restrita a cidade de São João da Boa Vista – com 88 mil habitantes – e soma 2 mil assinantes de TV por assinatura e 600 de banda larga. O diretor-presidente conta que tem perdido, semanalmente, cerca de cinco clientes. "Se continuar neste ritmo podemos fechar. Não tenho caixa para acompanhar a política de preços da Telefônica", explica.

Umhof teme ainda, que com a entrada da operadora fixa no segmento de satélites piore a situação das pequenas operadoras de TV a cabo. "A decisão da Anatel não pegou ninguém de surpresa, depois da parceria com a DTHi. Mas não podemos assistir a Telefônica utilizar seu poder econômico para esmagar a concorrência. E é o que pode acontecer se não se instaurar uma política de preços competitiva sem ser desleal". O empresário avalia que os preços praticados pela DTHi e pela Telefônica compreendem 80% do valor dos pacotes de mercado. 

Anterior Venda de celulares cresce 21% no mundo
Próximos Aula de telecom para os deputados novatos