Bulgarian Telecom é adquirida por comprador misterioso


Um comprador desconhecido adquiriu a Bulgarian Telecommunication Company (BTC), por uma quantia estimada em U$ 1,8 bilhão para 65% das ações da antiga empresa estatal de telecomunicações da Bulgária. Ainda não foi divulgado o nome do comprador, mas especula-se que seja uma joint venture formada pelas norte-americanas Texas Pacific Group e Warburg Pincus. Pela BTC …

Um comprador desconhecido adquiriu a Bulgarian Telecommunication Company (BTC), por uma quantia estimada em U$ 1,8 bilhão para 65% das ações da antiga empresa estatal de telecomunicações da Bulgária. Ainda não foi divulgado o nome do comprador, mas especula-se que seja uma joint venture formada pelas norte-americanas Texas Pacific Group e Warburg Pincus. Pela BTC a joint americana vinha enfrentando outros três investidores, a Mid-Europa Partners, a Oger Telecom, baseada em Dubai, e a maior operadora da Turquia, a Turkcell. A Agência Búlgara de Controles Pós-Privatização ainda deve aprovar a compra, o que pode ser a causa do nome do ganhador não ter sido informado.

A BTC, que emprega aproximadamente 20 mil pessoas, possui uma base instalada de 2,9 milhões de linhas terrestres. A Bulgária tem uma das mais altas taxas de penetração de telefonia fixa da Europa Central e do Leste. Cerca de 85% dos lares búlgaros possuem um telefone, por isso a BTC não foi avaliada pela capacidade de crescimento das linhas fixas. A companhia possui a Vivatel, subsidiária que oferece serviços de banda larga e recentemente entrou no mercado de IPTV.

(Da Redação, com noticiário internacional)

Anterior Telebrás encerrou 2006 com prejuízo de R$ 260 milhões
Próximos Em IPTV, só video não basta, garante analista.