BTG Pactual compra parte das britânicas Three e O2


O banco brasileiro BTG Pactual integrou consórcio de investidores que adquiriu um terço das ações das operadoras de telefonia móvel Three e O2, do Reino Unido. A venda foi realizada pela Hutchison Whampoa, companhia asiática dona da Three e que comprou em março a O2 do grupo Telefónica, e anunciada ontem à noite (7).

Segundo a Hutchison, a venda da participação será usada justamente para financiar a compra da O2, operação que custou cerca de US$ 15,6 bilhões. A operação já havia sido antecipada pela própria Hutchison. Agora a empresa divulgou os valores e compradores. Além do BTG, compõem o grupo de novos investidores nas operadoras britânicas o Fundo de Pensão do Canadá, a Limpart Holdings – de Abu Dhabi, e o banco CDPQ de Québec, também do Canadá.

As empresas ainda não divulgaram, porém, a participação de cada uma. O pagamento pelos 33% será de 3,1 bilhões de libras (ou US$ 4,3 bilhões). A operação está condicionada à conclusão da aquisição da O2 e fusão com as operações da Three. A operadoras, fundidas, terão uma base de 33 milhões de clientes, tonando-se a maior companhia móvel do Reino Unido – superando EE e Vodafone.

Anterior TIM e Huawei se juntam em quiosque para degustação do 4G em Curitiba
Próximos Portugal Telecom indica nomes para conselho de administração