BrT lança WiMAX comercial no início de 2009


A Brasil Telecom, que tem licença para operar o WiMAX na faixa de freqüência de 3,5 GHz em nove áreas metropolitanas, deve lançar o serviço, comercialmente, no início de 2009, nas três capitais onde as redes já estão instaladas: São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Segundo Orlando Tadeu Ruschel, engenheiro consultor da Brasil Telecom, que …

A Brasil Telecom, que tem licença para operar o WiMAX na faixa de freqüência de 3,5 GHz em nove áreas metropolitanas, deve lançar o serviço, comercialmente, no início de 2009, nas três capitais onde as redes já estão instaladas: São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Segundo Orlando Tadeu Ruschel, engenheiro consultor da Brasil Telecom, que participou hoje do WiMAX Fórum, que se realiza no Rio de Janeiro, na cidade de São Paulo o serviço terá como foco as pequenas e médias empresas. Já em Curitiba e Porto Alegre, o serviço será ofertado para os usuários residenciais.

A operadora estuda também o lançamento do WiMAX no Rio de Janeiro, mas ainda não há uma definição. Ruschel esclareceu que embora essas três redes já estejam em funcionamento, a operadora não oferece o WiMAX como um produto isolado. "Na cidade onde não dá para fazer o atendimento pelo ADSL, e temos a rede instalada, fazemos o atendimento pelo WiMAX", comentou.

Para Ruschel, o WiMAX vai desafogar o tráfego nas redes 3G e as duas tecnologias não competem entre si, mas se complementam. Ele avalia que a 3G é ideal para grandes deslocamentos e o WiMAX mais focado para aplicações onde não há demanda por tanta mobilidade.

* A jornalista viajou a convite da Alcatel-Lucent

Anterior Aprovado projeto que proíbe bloqueio de aparelhos celulares
Próximos Para Intel, há espaço tanto para 3G quanto para WiMAX.