Brasileiros usam o WiFi 58% do tempo em que passam conectados a redes sem fio


wifi wi-fi internet acesso sem fioOs brasileiro que se conectam à internet através de redes móveis usam mais o WiFi do que 3G ou 4G. Conforme pesquisa publicada hoje, 17, pela OpenSignal, 58% do tempo conectado à internet por um acesso sem fio se dá via WiFi. Este índice coloca o país entre o 12 que mais usam WiFi no mundo.

A Holanda é aquele em que esta tecnologia é mais requisitada, com 70% do tempo conectado usando o Wifi. Isso impede a OpenSignal de diagnosticar o motivo pela alta demanda ao WiFi. “Seria possível dizer que na Coreia do Sul o WiFi é menos usado porque o 4G é onipresente. Mas a Holanda contraria esta regra”, explica a análise.

A pesquisa traz outros dados sobre a qualidade da internet sem fio no Brasil. A velocidade média do 3G ou 4G por aqui é de 7,43 Mbps. E conexões móveis desse tipo estão disponíveis para os usuários em 75,23% do tempo.

Números que nos colocam muito atrás dos países com melhor qualidade de rede. A Coreia do Sul, primeiro colocado do ranking, por exemplo, tem velocidade média da conexão móvel 3G ou 4G de 41,34 Mbps, e disponibilidade dessas redes em 98,54% do tempo. O segundo país mais bem colocado, Cingapura, tem velocidade média de 31,19 Mbps, e disponibilidade de 94,42%.

As pesquisas da OpenSignal costumam trazer números diferentes de outras medições pois avaliam a experiência de uso por períodos de tempo. Assim, a velocidade em um país com infraestrutura de rede mais moderna, mas mais instável, pode ter resultados piores que outro ainda em migração de tecnologias, mas com desempenho consistente.

O Brasil, conforme o relatório, se encontra justamente em uma fase de migração de seu ecossistema móvel, graças à implantação da 4G. Enquanto a Coreia do Sul já tem a rede LTE consolidada e se mostra mais preparada para implantar as gerações futuras de redes sem fio.

Vizinhos sul-americanos, como Argentina e Chile, estão mais bem posicionados no estudo, quanto à disponibilidade das redes, mas perdem em velocidade média do 3G/4G. Na Argentina, a rede está disponível para o usuário em 84,74% do tempo, enquanto a velocidade é de 6,51 Mbps. No Chile, a disponibilidade é de 91,21%, enquanto a velocidade é de 8,77 Mbps. Peru e Uruguai têm as maiores velocidades na América do Sul, com 9,11 Mbps e 10,21 Mbps, respectivamente.

Anterior China lança satélite em busca de comunicações seguras
Próximos Apple vai abrir seu primeiro centro de P&D na China