Brasil vai produzir primeiro chip em 2012


O primeiro chip brasileiro deve entrar em produção em 2012, de acordo com o presidente do  Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), Cylon Gonçalves da Silva, conforme notícia publicada nesta sexta-feira (15) no jornal Valor Econômico. 

De acordo com a reportagem, produção deveria ter se iniciado em 2007 e desde a doação dos primeiros equipamentos para o projeto feita pela Motorola já se passaram dez anos. O projeto recebeu investimentos de R$ 500 milhões, a maior parte do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Segundo Silva, foi encerrada a novela da construção da fábrica, que deve ficar pronta em 2012.

A tecnologia usada no chip será da Xfab, que permite a fabricação de circuitos com 600 nanômetros de dimensão. O primeiro chip a entrar em produção é o “chip do boi”, que opera em baixa frequência de 134,2 quilohertz e permite a regravação de dados. “É uma tecnologia usada em todo o mundo, mas há certas demandas para as quais seguiremos contratando fabricantes no exterior”, diz. (Da Redação, com agências de notícias)

Anterior Digitel assina contrato com a Telebrás para fornecer banda larga popular
Próximos Telefónica vai cortar até 20% das vagas na Espanha