Brasil também participa do dia do IPv6, que entra no lugar do protocolo 4, que está acabando


O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) acompanha o primeiro teste em escala global da implantação do IPv6, que ocorre hoje, promovido pela Internet Society (ISOC). A iniciativa contará com a participação do Google, Facebook, Yahoo!, Akamai e Lamelight Networks e das empresas brasileiras Terra, Campus Party, IG, Dualtec, Nomer e Dedic GPTI, além do sítio da Polícia Federal. Desde as 0h UTC do dia 08 de Junho (21h do dia 07, no horário de Brasília), portais e empresas participantes oferecerão durante 24 horas os seus conteúdos usando tanto o protocolo antigo como o novo. Um dos objetivos do teste é verificar se existem dificuldades no acesso de conteúdo em IPv6 e avaliar sua disponibilidade.

O “Dia Mundial do IPv6” tem também o objetivo de chamar a atenção de todos para essa transição tecnológica, necessária para que a Internet continue crescendo e evoluindo, e incentivar que organizações de todos os setores – fornecedores de serviços de Internet, fabricantes de hardware, fornecedores de sistemas operacionais e empresas de Internet – preparem o quanto antes seus serviços para o IPv6.
Segundo Antonio M. Moreiras, Coordenador do projeto IPv6.br, do NIC.br: “O IPv6 já vem sendo usado na Internet há algum tempo, mas agora sua implantação deve ser acelerada. Os provedores de conteúdo, principalmente, devem ter seus sítios Web e outros serviços prontos dentro de um prazo de poucos meses, caso não queiram correr o risco de não ser visíveis para os futuros novos internautas”.

O NIC.br coloca à disposição dos interessados, no www.ipv6.br, um amplo material didático e técnico sobre a migração para o IPv6 em todos os níveis (infra-estrutura, conteúdo e usuário). Também estão disponíveis informações sobre cursos online e presenciais. (Assessoria de imprensa)

Anterior Senado antecipa debate sobre PLC 116 para quinta (16)
Próximos Adoção do IPv6 pelo governo brasileiro é questão se segurança nacional, alerta consultoria