Brasil fecha 2011 com 12,7 milhões de assinantes da TV paga


O Brasil fechou 2011 com 12,7 milhões de usuários do serviço de TV por assinatura. O crescimento registrado no ano foi de 30,45%, com um total de quase três milhões de novos clientes. Só em dezembro do ano passado, foram mais de 301,7 mil novas assinaturas, o que representou uma evolução de 2,43% em relação a novembro.

Os serviços prestados via satélite (DTH) tiveram forte expansão ao longo de 2011. A participação do DTH atingiu 54,8% da base e a dos serviços a cabo alcançou 44,5% dos assinantes. Em 2010, os serviços DTH representavam 45,8% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 51% de market share. Em 2011, o DTH cresceu 56,06%. No mesmo período, a TV a Cabo expandiu sua base em 10,80% e dos serviços MMDS e TVA registraram queda de 23,03% e 3,31%, respectivamente.

Em dezembro de 2011, o DTH, com a adição de 251.631 assinantes, cresceu 3,74%, superando os 3,53% registrados no mês anterior. O universo de assinantes que recebem os serviços via TV a Cabo registrou acréscimo de 56.268 novas assinaturas – crescimento de 1,03% em dezembro, desempenho superior ao crescimento de 0,96% registrado em novembro. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 6.168 assinantes no mesmo período, o que representou queda de 2,50% de sua base, índice superior aos 2,27% do mês anterior.

De acordo com os números divulgados nesta sexta-feira (20) pela Anatel, as regiões Nordeste (50%), Norte (47,8%) e Centro-Oeste (33,8%) apresentaram índices de crescimento acima da média nacional (30,45%), as regiões Sul (22,3) e Sudeste (28,2%) registraram crescimento inferior. Entretanto, das mais de 2,9 milhões de novas assinaturas em 2011, 1,8 milhão ocorreram no Sudeste.(Da redação)

Anterior Resultados de IBM, Intel e Microsoft indicam demanda forte em TI
Próximos Congresso dos EUA adia votações de SOPA e PIPA