Brasil e Rússia vão cooperar em TICs


Os ministros das Comunicações do Brasil, Ricardo Berzoini, e da Rússia, Nikolay Nikiforov, realizaram nesta sexta-feira (17) uma reunião bilateral para tratar sobre iniciativas conjuntas de cooperação entre os países. Ambos assinaram uma carta de intenções para cooperar em TICs.

Brasil_x_russia_berzoini - foto herivelto batista - divulgação
Ao fundo, o ministro russo à esquerda e Berzoini, à direita. (Foto: Herivelto Batista/divulgação)

Ambos os ministros se comprometeram a lançar um programa de cooperação em 2016. Neste programa, deverão contribuir para desenvolver áreas de comunicação sem fio, banda larga rural em 450 MHz, redes de informação, cidades inteligentes, satélites, desenvolvimento de sistemas de rádio e TVs, de conteúdos digitais e aplicações governamentais, e evolução da internet.

Dentre os assuntos conversados, a governança da internet e o fortalecimento da interação entre os países integrantes do BRICS predominaram no encontro. A intensificação da participação russa em fóruns internacionais que tratam sobre a governança da internet – a exemplo do Brasil – foi discutida entre as autoridades.

“Temos de ter uma atuação forte e persistente para alcançarmos uma governança multilateral e multissetorial da internet. A participação da Rússia como ator relevante e interessado nesse processo é fundamental para que os debates se intensifiquem”, falou Berzoini ao ministro russo.

Políticas comuns sobre telecomunicações e troca de experiências entre os países que formam o bloco do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul) também foram pauta do encontro. “Tanto no ramo de criação de softwares quanto na área de infraestrutura, os países do BRICS devem trabalhar conjuntamente a fim de proporcionar forte apoio institucional e cooperativo para que novas e atraentes alternativas sejam apresentadas à sociedade”, disse o ministro brasileiro.

Anterior Zuckerberg defende Internet.org após polêmica sobre neutralidade
Próximos CEO da Huawei considera acordo Nokia e Alcatel Lucent "uma necessidade"