32647738633_4ba4f51654_zO Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) inaugurou nesta quarta-feira, 15, o Centro de Cooperação em Tecnologia da Informação e Comunicação (CCTIC), em Santa Rita do Sapucaí (MG). O projeto tem apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Ciência, Tecnologias da Informação e Comunicação e Planejamento Futuro (MSIP, na sigla em inglês), da Coreia do Sul.

Pelo acordo, o governo sul-coreano repassará US$ 1 milhão, ao longo de três anos, para ajudar no desenvolvimento de tecnologias em internet das coisas. O CCTIC fica dentro do Centro de Referência em Radiocomunicações, laboratório do Inatel que já vinha focado em pesquisas sobre redes 5G. O centro tem 38 pesquisadores, e deve ganhar mais cinco cientistas graças ao acordo bilateral Brasil-Coreia do Sul.

No primeiro ano de funcionamento, Inatel, MCTIC e governo da Coreia do Sul vão trabalhar na definição do foco das pesquisas, que serão desenvolvidas até 2019. Santa Rita de Sapucaí será usada como test bed. “O projeto deve extrapolar para a cidade experimentos para que Santa Rita se torne uma vitrine real e viva daquilo que de fato pode ser feito com Internet das Coisas”, diz Guilherme Marcondes, coordenador de Inovação Tecnológica do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel.