Brasil atinge 77,5 milhões de acessos à internet no 1º semestre


O Brasil fechou o primeiro semestre de 2012 com 77,5 milhões de acessos em banda larga fixa e móvel, com crescimento de 73% em relação a junho do ano passado. De acordo com balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), nos últimos doze meses 32,8 milhões de novos acessos foram adicionados à base total de clientes de internet rápida no país, o que significa a ativação uma nova conexão por segundo.

Do total de acessos alcançados em junho, 18,7 milhões são de conexões em banda larga fixa e 58,8 milhões em banda larga móvel. A banda larga fixa ampliou sua base de clientes em quase 2 milhões de acessos nos últimos doze meses, com crescimento de 11,3% na comparação com junho de 2011.

Já o número de acessos em banda larga móvel mais que dobrou nesse período, com acréscimo de 30,9 milhões de novas conexões. Do total de acessos móveis, 12,3 milhões são de terminais de dados, como os modems de acesso à internet, e 46,5 milhões de celulares 3G, incluindo os smartphones. O segmento de celulares de terceira geração cresceu 118% desde junho do ano passado.

A cobertura das redes de 3G, que permitem a conexão móvel à internet em alta velocidade, já está presente em 2.960 mil municípios, superando em três vezes a meta prevista para abril de 2013, que é de conectar 928 municípios. Só neste ano, 310 novas cidades receberam as redes de 3G, o que representa a conexão de dois municípios por dia. A cobertura de terceira geração está instalada em cidades onde moram 85% da população.(Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Blue Interactive aposta em consolidação do mercado brasileiro de telecom
Próximos Regra do SeAC pode ser estendida para TV aberta, diz Bernardo.