Bolsonaro diz que 5G “não está em seu radar”



Às vésperas de visitar a China, o presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje, 22, que a quinta geração da telefonia celular, a 5G, “não está em seu radar”.
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, acrescentou  que o tema não está na pauta dos encontros entre Brasil e China.

Em viagem à Ásia para visitar cinco países, o chefe do Executivo declarou que não conversou com representantes chineses sobre a implementação da tecnologia no Brasil e que as tratativas de representantes da Huawei, gigante chinesa de telecomunicações, foram realizadas apenas com o vice-presidente, Hamilton Mourão. 

Apesar disso, as conversas dos encontros bilaterais na China, a partir desta quinta-feira, 24, podem envolver menções à Huawei. A estatal chinesa  detém cerca de um terço da infraestrutura de redes de telefonia móvel no País e poderá vir a participar do leilão da 5G, que pode ser adiado para o final de 2020. Já foram feitos testes da 5G no Brasil pela Huawei, inclusive com as quatro principais operadoras do País – TIM, Claro, Oi e Vivo.

Vale lembrar que o ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, sem encontrou em Brasília com representantes da Huawei no Brasil no começo de julho. O encontro foi organizado pelo deputado Fausto Pinato (PP-SP).

Trump

O presidente Donald Trump tem feito pessoalmente lobby para que a chinesa Huawei seja excluída das principais disputas pelo 5G no mundo. Mas, apesar dessa pressão, não deve haver nenhum tipo de barreira ao uso de equipamentos da gigante chinesa pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). (Com agências)

Anterior Presidente da FCC defende que Brasil deixe de usar produtos de telecom de "fabricantes pouco confiáveis"
Próximos Empresas de infraestrutura relatam dificuldades em licenciar antenas em São Paulo

1 Comment

  1. 22 de outubro de 2019
    Responder

    Deveria está em pauta. Afinal, o 5G é a próxima tecnologia de importância fundamental no setor de telecomunicações.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *