Boato diz que internet brasileira será cortada por causa da greve de caminhoneiros


A mensagem que circula no WhatsApp, afirmando que o governo pretende cortar a internet em todo o país por conta da greve de caminhoneiros se trata de boato. Quem afirma é o próprio governo.

Usuários do aplicativo têm recebido correntes com o seguinte texto: “Governo pretende cortar todos os sinais de internet no Brasil nesta sexta feira 25/05 a partir das 15:00h, com o intuito de falhar a comunicação entre os manifestantes da greve! Haverá falha em todos os sinais de internet via rádio, via fibra óptica, via satélite e aparelhos celulares. Repassando urgente”.

Procurada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ressalta que a afirmação é completamente falsa por que não há possibilidade técnica de a internet ser cortada. “O Governo ou a Anatel não têm a capacidade de causar uma queda ou corte no sinal de internet no Brasil. Assim, não há intenção de um corte na internet programados para hoje ou nos próximos dias”, frisa a agência.

Já o SindiTelebrasil, entidade que reúne as operadoras brasileiras, afirma que não há nenhuma movimentação nesse sentido. O sindicato reitera que as empresas só agem mediante ordem judicial, e que não têm conhecimento de nenhuma ordem do tipo. “As prestadoras não receberam nenhuma solicitação nesse sentido. E, de acordo com a legislação, qualquer interrupção de sinal só pode ser feita mediante ordem judicial”.

Anterior Câmara e Senado se mobilizam para aprovarem leis de proteção de dados
Próximos TIM reforça uso do portal do consumidor da Senacon