BNDES adere ao Sistema de Pagamentos Brasileiro


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aderiu ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). O banco passará a realizar sua movimentação financeira diretamente por meio de conta reserva bancária no Banco Central, sem necessidade de intermediação de outra instituição financeira, como acontecia até então. A migração para o novo sistema acontecerá no período de 27 a 30 de junho.

O novo modelo trará benefícios tanto aos clientes das operações diretas quanto aos agentes financeiros das operações indiretas. Os pagamentos passarão a ser feitos por boletos com código de barras e não mais por meio de avisos de cobrança. Os boletos de cobrança, inclusive para liquidação antecipada de contratos, estarão disponíveis para emissão no espaço CobrançaNet, no site do BNDES (https://cobrancanet.bndes.gov.br/).

O BNDES destaca que as duas grandes vantagens para os clientes das operações diretas são a praticidade do pagamento dos boletos em qualquer banco — nas agências, internet banking, postos de atendimento e caixas eletrônicos, por exemplo — e a antecipação da liberação de crédito, que hoje só ocorre durante o horário de expediente externo das agências bancárias. Agora, o crédito poderá ser liberado das 6h30 às 17h30.

Para os agentes financeiros credenciados do BNDES, repassadores dos recursos das operações indiretas, a liberação ocorrerá das 6h30 às 18h30, conforme grade horária do sistema de transferências do BC.

Para o BNDES, a mudança representa uma oportunidade de melhorar o processo de cobrança e conciliação. Proporciona também mais eficiência nas operações com o mercado financeiro, bem como na gestão de caixa e no processo de liquidação. Melhora ainda a qualidade dos serviços prestados aos clientes e parceiros.

Transição

A partir de 30 de junho, os avisos de cobrança serão descontinuados e substituídos pelos boletos. Os boletos com vencimento entre 30 de junho e 15 de julho deverão ser consultados pela internet a partir de 30 de junho, na opção “Gerar boletos” do CobrançaNet.

As informações relevantes e instruções detalhadas serão atualizadas e podem ser acessadas no endereço www.bndes.gov.br/spb. A central de atendimento do banco está disponível para esclarecer dúvidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelo telefone 0800-702-6337 ou pelo e-mail cobranca@bndes.gov.br. (Fonte: assessoria de imprensa)

 

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