BNDES abre concurso para projetos inovadores de fintechs


shutterstock/isak55

O BNDES abriu inscrições para um concurso visando o fomento de mercado de fintechs, com premiação geral de R$100 mil. Poderão participar do certame empresas devidamente registradas no órgão competente e que tenham em seu Objeto Social atividade compatível e/ou relacionada ao desenvolvimento de softwares, que apresentem soluções inovadoras que tenham como resultado a ampliação do acesso ao crédito, a agilidade na concessão desses recursos e a diminuição dos custos e tempos de transações financeiras.

As inscrições vão até o dia 3 de setembro. Ainda este mês (18/07), o BNDES realizará workshop para esclarecimento de dúvidas e o resultado será divulgado no dia 26 de novembro. As propostas devem atender a pelo menos um dos questionamento: 1) Quais técnicas estão disponíveis para coletar e analisar informações das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) e do mercado de crédito com o objetivo de facilitar: i) a gestão de garantias (avaliação, constituição, recuperação ou ii) a cobrança, renegociação e/ou recuperação de dívidas vencidas? 2) Quais meios estão disponíveis para, remotamente, identificar potenciais clientes, customizar e ofertar produtos de crédito, dentro das exigências de segurança do mercado bancário?

E ainda: 3) Quais soluções inovadoras podem ampliar o crédito disponível para as MPMEs, por meio de: i) redução das taxas de financiamento; ou ii) introdução de novas opções de financiamento no mercado? 4) Como integrar a oferta de crédito a plataformas digitais de compras? 5) Que modelos podem ser construídos para avaliar o impacto do crédito na empresa, negócio ou setor? (exemplo: geração de emprego, ganho de escala em faturamento, ganho em qualidade; 6) Como conceder crédito de forma 100% digital a MPMEs (com agilidade, segurança, eliminação de papel, melhoria da experiência do usuário)? 7) Que soluções de blockchain e moeda digital poderiam tornar o processo de tomada de crédito mais transparente, barato, rápido e seguro? 8) Que soluções estão disponíveis para auxiliar na identificação de comportamentos suspeitos e prevenção de fraudes? 9) Que outras soluções, que não estejam relacionadas às perguntas acima, que são capazes de potencializar processos relacionados ao tema “ampliação e/ou facilitação de acesso ao crédito para MPME”?

O edital completo pode ser acessado no site do banco: www.bndes.gov.br. Ou nas unidades do banco no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Recife.

Anterior Decisão do conselho diretor da Telebras não induz à conciliação
Próximos Receita Federal regulamenta a desoneração da folha