Bloqueio de celular irregular de 15 estados começa domingo


Os celulares sem certificação começam a ser bloqueados a partir de domingo, 24, em quatro estados da região Norte (Amazonas, Roraima, Pará, Amapá); nove na região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia); e em dois estados da região Sudeste (Minas Gerais e São Paulo). A medida vale para aparelhos habilitados a partir de 07 de janeiro deste ano.

Até o momento, já foram bloqueados 244,2 mil aparelhos em todo o país e foram enviadas 531,4 mil mensagens de aviso a celulares irregulares. A ação faz parte do projeto Celular Legal da Anatel, que se encontra em sua última etapa. Acesse as planilhas com os dados por estado.

O celular irregular é aquele que não tem o selo da Anatel que indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras, a qualidade dos serviços e a segurança do consumidor. Segundo a agência, um celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários.

Além de proporcionar a segurança do usuário, o bloqueio de celulares irregulares acaba também reduzindo o número de roubos e furtos de aparelhos celulares, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho).

O bloqueio já foi iniciado na região Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul); em três estados da região Norte (Acre, Rondônia, Tocantins), em dois estados da região Sudeste (Espírito Santo e Rio de Janeiro) e na região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).(Com assessoria de imprensa)

Anterior Fundador da Huawei diz que Trump pode afugentar empresas dos EUA
Próximos Abranet reclama da subjetividade na fiscalização da Anatel

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *