BlackBerry, com tela sensível a toques.


 A Research In Motion (RIM) mostrou ontem uma nova versão do BlackBerry, que conta, pela primeira vez, com tela sensível a toques e teclado deslizante, reforçando a disputa contra o iPhone da Apple pelo mercado de smartphones. O BlackBerry Torch chega às lojas dos EUA no dia 12 de agosto, por US$ 199,99, incluindo um contrato de dois anos com a operadora AT&T.

 

O BlackBerry Torch tem tela sensível a toque, como o iPhone, e um teclado “Qwerty” completo, similar ao dos mais populares modelos BlackBerry da RIM, disseram fontes da duas companhias ontem. O telefone tem um novo navegador e sistema operacional.

      O aparelho poderá ajudar a RIM a reconquistar participação de mercado perdida. Para a AT&T, o dispositivo ajuda a expandir as opções de smartphone da operadora para além do iPhone. A rival Verizon Wireless planeja começar a vender o iPhone em janeiro, segundo disseram pessoas familiarizadas com o plano. “O contrato exclusivo da AT&T com a Apple terminará em algum momento, portanto eles certamente sentem a pressão para ter outro novo aparelho”, disse Greg MacDonald, analista do National Bank Financial, em Toronto. “Contratos exclusivos permitem à operadora e à fabricante do aparelho ter algo especial no mercado e assumir um pouco de risco, que certamente poderá compensar.”

A AT&T tem se baseado no seu monopólio sobre o iPhone nos EUA desde a estreia do aparelho em 2007, para deter a Verizon e a Sprint Nextel. A parcela da RIM no fornecimento global de smartphones caiu de 20,9% em 2009 para 19,4% no primeiro trimestre, de acordo com o instituto de pesquisa IDC. A Apple reivindicou 16,1% do mercado, na comparação com 10,9% no ano passado. A HTC e a Motorola, que fabricam smartphones que rodam o programa Android do Google, também aumentaram suas fatias de mercado. ( Agênc ias internacionais).

Anterior Telefónica negocia com Venezuela repatriar dividendos
Próximos Indústria estuda formar consórcio para produzir receptores do sinal digital