“Existia a possibilidade de um conversor apenas do analógico para o digital. Mas desde o começo do processo nós defendemos a perspectiva com interatividade para que o cidadão tenha acesso às informação aos bancos públicos e acesso aos serviços públicos e, eventualmente, a serviço privado. Para que haja interatividade, é preciso ter o Ginga C, com grau de confiabilidade maior, e modem que ofereça a possibilidade do canal de retorno. O cidadão deve recber informação digital para fazer o retorno para informação do usuário, como transferência bancária pelo controle remoto, pedir a sua aposentadoria do INSS pelo controle remoto”, afirmou o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, em audiência pública na Câmara dos Deputados.
O ministro disse ainda que o objetivo do governo é levar a TV digital até 100% da população brasileira e que o cronograma de desligamento da TV analógica vai até 2018.
Telebras
O ministro afirmou que a Telebras vai lançar o satélite no ano que vem para levar internet em áreas remotas além de atender ao Ministério da Defesa. E disse que a empresa está concluindo a negociação para a constituição da subsidiária com a Islalink para a construção do cabo ótico entre Recife e Lisboa.
Disse ainda que o Brasil é protagonista no debate da internet e nível mundial. E continua a defender que a internet tenha uma governança multilateral e multissetorial. “A Internet é o Patrimônio da Humanidade e não pode ser apenas assunto de governo”, concluiu.