Berzoini: contrato de cabo submarino entre Brasil e Europa está em “finalização”


cabo-submarinoEm apresentação na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicações e Informática (CCT) do Senado, o ministro das Comunicações Ricarbo Berzoini afirmou que a Telebras e o governo seguem negociando os termos do contrato para instalação de um cabo submarino conectando Fortaleza a Lisboa. “Temos, em fase de finalização, a contratação de implantação”, afirmou. Ele não precisou, porém, quando será firmado e a obra iniciada.

O cabo submarino entre Brasil e Europa é um projeto de 2012, que ganhou novo significado em 2013, quando do vazamento de documentos apontando a espionagem das comunicações eletrônicas, em todo o mundo, por parte do governo dos Estados Unidos. O cabo vai conectar o continente sul-americano e o europeu, sem passar pelos Estados Unidos.

A União Europeia tem pressa, e ameaça retirar sua parte do investimento no projeto – orçado em US$ 185 milhões. Segundo integrantes de Comissão Europeia, o fundo estará disponível apenas até junho. O cabo deve levar cerca de 18 meses para ser implantado, por meio de parceria entre Telebras e a espanhola Islalink. Mas estas empresas estariam com dificuldade para garantir a ocupação do cabo, o que impede a liberação dos fundos do governo brasileiro e das instituições europeias.

PUBLICIDADE

 

Anterior Fabio Coelho assume vice-presidência da Google Inc.
Próximos Verizon anuncia compra da AOL por US$ 4,4 bilhões